25.03.2019 - 17:55h
Mutirões da Secretaria de Saúde marcaram o fim de semana
Neste sábado (23), a Secretaria de Saúde de Balneário Camboriú promoveu duas ações: a primeira, um mutirão de exames do “Mês da Mulher”, vinculado ao "Dia D de Vacinação contra a Febre Amarela" em todas as unidades de saúde. Já a segunda, uma mobilização de combate ao Aedes aegypti, no Bairro São Judas.
Mutirão do Mês da Mulher
O mutirão referente ao mês da mulher ocorreu em todas as Unidades Básicas de Saúde e, ao todo, realizou mais de 1200 atendimentos, dentre eles os de odontologia (31), exames preventivos (256), testes rápidos (372), consultas médicas (83), ultrassonografias (74), raios-x (37) e vacinas. Todos os exames realizados foram previamente agendados, com o objetivo de fazer com que as filas de espera para a realização de exames diminuam.
As vacinas contra a febre amarela também foram priorizadas durante o mutirão, no chamado Dia D de Vacinação. No total, foram 351 doses da vacina aplicadas neste sábado (23), em todas as unidades básicas de saúde. Mais de 80 doses de outras vacinas também foram ministradas. “Consideramos os números do último sábado baixos, e esperamos que a população se conscientize do risco de não tomar a vacina e compareça em qualquer unidade básica de saúde do município para receber a dose. É gratuito, rápido e eficaz. Trata-se da única maneira de prevenir a doença”, lembra a diretora da Vigilância Epidemiológica de Balneário Camboriú, Adriana Diogo.
Mobilização contra o Aedes aegypti
Outra ação da Secretaria de Saúde foi a mobilização de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela. A mobilização ocorreu no Bairro São Judas, local onde foram registrados três casos autóctones de dengue recentemente.
“A nossa visita foi tranquila, os moradores do bairro foram bem receptivos. Nas cerca de 200 vistorias que realizamos, encontramos locais com água parada e larvas, porém rapidamente acabamos com os 14 focos identificados. Um prazo foi dado aos moradores dos locais onde outros focos foram encontrados para resolverem a situação. Caso o problema não seja resolvido no tempo estipulado, estes serão notificados”, explicou o diretor da Vigilância Ambiental, Rafael Neis da Silva.
Agentes de saúde, agentes de combate a endemias e equipe da Ambiental participaram da ação, que, além das vistorias pelas ruas do bairro, realizou orientação da população com relação aos cuidados que tem que haver para evitar a proliferação do mosquito.
______________________
Informações Adicionais:
Secretaria de Saúde
(47) 3261-6200
Diretoria de Comunicação
Estagiária de Jornalismo: Beatriz Nunes
Foto: Secretaria de Saúde
(47) 3267-7197
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu
FOTOS
![](https://www.bc.sc.gov.br/arquivos/imprensa/galeria/CS2CG5EW.jpg)
![](https://www.bc.sc.gov.br/arquivos/imprensa/galeria/CE5RF3BB.jpg)
![](https://www.bc.sc.gov.br/arquivos/imprensa/galeria/RX3WF3GD.jpg)
![](https://www.bc.sc.gov.br/arquivos/imprensa/galeria/QP7MM7NF.jpg)
![](https://www.bc.sc.gov.br/arquivos/imprensa/galeria/SA4RR7DQ.jpg)
![](https://www.bc.sc.gov.br/arquivos/imprensa/galeria/RT4UD2MN.jpg)
![](https://www.bc.sc.gov.br/arquivos/imprensa/galeria/SM2PA6ZD.jpg)
![](https://www.bc.sc.gov.br/arquivos/imprensa/galeria/RM4PF5NJ.jpg)
![](https://www.bc.sc.gov.br/arquivos/imprensa/galeria/WP9JK8HA.jpg)
![](https://www.bc.sc.gov.br/arquivos/imprensa/galeria/VC8VH3TT.jpg)
![](https://www.bc.sc.gov.br/arquivos/imprensa/galeria/XP3DJ9NK.jpg)
![](https://www.bc.sc.gov.br/arquivos/imprensa/galeria/US8RY6GQ.jpg)