20.03.2019 - 18:33h
Sábado haverá mobilização de Combate ao Aedes aegypti no São Judas
A Secretaria de Saúde de Balneário Camboriú programou para este sábado (23) uma mobilização de Combate ao Aedes aegypti no Bairro São Judas. Participarão da mobilização, agentes de saúde, agentes de combate a endemias e equipe da Ambiental. Serão feitas vistorias pelas ruas do bairro e orientação da população com relação aos cuidados que tem que haver para evitar a proliferação do Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue, da chikungunya, da zika e da febre amarela.
A Secretaria informa que de 11 a 15 de março foi realizado em todos os bairros o Levantamento Rápido de Índice para o Aedes aegypti (LIRAa), que é um levantamento estatístico para determinar o índice de infestação no município. No levantamento foram coletadas 152 amostras positivas para o Aedes aegypti, sendo que os principais criadouros foram pequenos depósitos móveis (pratos de plantas, baldes, lonas), depósitos fixos (ralos, lages e calhas), e entulhos. Os números levantados indicam que a situação do município é caracterizada como de alto risco.
Em Balneário Camboriú já foram registrados dois casos importados de dengue, e, recentemente, três casos autóctones confirmados na cidade, justamente no Bairro São Judas onde se dará a ação deste sábado. Os três casos autóctones de dengue registrados são de uma mesma família. Após a confirmação desses casos, a Secretaria de Saúde fez aplicação do fumacê (UBV) nos arredores da casa dos pacientes, e também varredura para identificação e eliminação de possíveis focos no local.
“É preciso que a população entenda que o problema é grave. É preciso a participação de todos na eliminação dos focos que na maioria dos casos estão nas próprias residências e locais de trabalho. No último bimestre, mais de 19 mil visitas foram feitas pelos agentes de combate a endemias em toda a cidade, mesmo assim, infelizmente, ainda são encontrados locais com acúmulo d’água e, o que é pior, com larvas, por isso pedimos o apoio da população para enfrentar este sério problema”, explica a secretária de Saúde Andressa Hadad.
________________________
Informações Adicionais:
Secretaria de Saúde
(47) 3261-6200
Diretoria de Comunicação
Jornalista: Ivan Rupp
Foto: Divulgação
(47) 3267-7022
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu
FOTOS
![](https://www.bc.sc.gov.br/arquivos/imprensa/galeria/HU2RV9YC.jpg)
![](https://www.bc.sc.gov.br/arquivos/imprensa/galeria/XX6JJ3CV.jpg)