De acordo com a ONG Criança Segura, o acidente de trânsito é o que mais ocasiona mortes em crianças de 0 a 14 anos. Por isso o Fundo Municipal de Trânsito (FUMTRAN), alerta para o transporte adequado de menores de idade nos veículos.
Estudos mostram que os dispositivos de retenção para crianças, quando instalados e utilizados corretamente, diminuem os riscos de óbito em até 71%. A pedagoga do FUMTRAN Karine Winter, explica que é extremamente importante que a criança esteja no dispositivo correto – que deve ser escolhido de acordo com seu peso.
"Existem três dispositivos para menores, o bebê conforto (Para crianças de 0 a 13 kg), na cadeirinha ( 9 a 18 kg) e no assento de elevação (até 38kg)”, fala ela. Após atingir este peso, a criança poderá utilizar o cinto de segurança de três pontos no banco de trás, isso se ela tiver mais de 1,45 de altura.
Adultos devem dar o exemplo utilizando sempre o cinto de segurança, seja nos bancos da frente ou nos bancos de trás. Todos os ocupantes do veículo devem utilizar o cinto. Quem descumprir esta regra de acordo com o CTB – Código de Trânsito Brasileiro, estará cometendo uma infração gravíssima, com 7 pontos na CNH, cuja penalidade é multa no valor de R$ 293,47 e a medida administrativa é a retenção do veículo até que a irregularidade seja sanada.
________________________
Informações Adicionais:
FUMTRAN
(47) 3367-7616
Diretoria de Comunicação
Jornalista: Ricardo de Oliveira
Fotos: Internet
(47) 3267-7022
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
www.instagram.com/prefeiturabalneariocamboriu
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu