Para ajudar os pais na hora da compra do material escolar dos filhos, o Procon de Balneário Camboriú pesquisou o preço de 22 itens comumente solicitados pelas escolas. O levantamento foi feito na última semana, em quatro estabelecimentos.
A pesquisa levou em consideração os artigos de menor preço encontrados. O lápis preto foi o item com maior variação, à venda tanto por R$ 0,60 como por R$ 5,10 (uma variação de 750%). Uma das explicações para essa grande diferença de valor é a quantidade do material oferecida ao consumidor: o mais barato pode ser comprado de forma avulsa, já o mais caro só está à venda em embalagem de quatro unidades. Também apresentaram grande variação a borracha branca (560%), a cola bastão (503%) e a caneta esferográfica (425%).
"Realizamos a pesquisa de preço do material escolar buscando a economia para o bolso do consumidor, garantindo que o seu dinheiro seja valorizado. É notável a variação dos preços encontrados nos estabelecimentos pesquisados, por isso, informação é conhecimento e trabalharemos sempre para respeitar o consumidor e os seus direitos”, diz o diretor do Procon de Balneário Camboriú, Bruno Cesario Dalfovo da Costa.
A pesquisa de 2025 (com a relação dos produtos, nome dos estabelecimentos, preços e variações) está publicada no anexo desta matéria.
__________________
Informações adicionais:
Procon Balneário Camboriú
(47) 9 9982-2331
Secretaria Municipal de Comunicação
Jornalista: Silvana de Castro
Foto: Arquivo PMBC
(47) 3267-7022
www.bc.sc.gov.br
www.twitter.com/prefeituradebc
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc