A Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú, por meio do decreto nº 12.038, de 17 de janeiro de 2025, decretou luto oficial de três dias pelo falecimento de Wanda de Abreu Webler, ocorrido no último dia 9 de janeiro, em Santa Maria (RS).
Wanda, que faleceu aos 100 anos, construiu um marco na história política do município, sendo a primeira mulher eleita vereadora, exercendo seu mandato durante a 4ª Legislatura, de 1977 a 1983. Seu trabalho e dedicação ao município deixaram um legado importante, motivo pelo qual o decreto destaca sua valiosa contribuição à cidade e à população de Balneário Camboriú.
Nascida em Petrópolis (RJ), em 8 de dezembro de 1924, Wanda iniciou sua trajetória como servidora pública no IAPI, atual INSS. Mudou-se para Balneário Camboriú em 1970 e, em 1980, formou-se em Direito pela Fepevi (hoje Univali). Ao longo de sua vida, dedicou-se à defesa de causas públicas e ao desenvolvimento da cidade.
Em 1990, mudou-se para Juiz de Fora (MG) e, em 2015, para Santa Maria (RS), onde residiu até seus últimos dias. Ficou viúva em 2020, após o falecimento de seu esposo, Antonio Zenon Viola Teixeira.
A Câmara de Vereadores e a Prefeitura de Balneário Camboriú lamentam profundamente a perda e prestam solidariedade aos familiares e amigos.
“Seu pioneirismo e trabalho incansável em prol de Balneário Camboriú serão eternamente lembrados. Dona Wanda é pouco conhecida atualmente, mas é nosso papel reconhecer seu pioneirismo, sendo a primeira vereadora eleita. Esta conquista deu espaço para que outras mulheres estivessem no parlamento, inclusive eu mesma”, disse a prefeita Juliana Pavan, que exerceu mandato de vereadora na legislatura 2021/2024.
As bandeiras de Balneário Camboriú situadas nas unidades administrativas do Município serão colocadas a meio mastro, em homenagem à ex-vereadora.