27.03.2024 - 18:35h
Teatro Bruno Nitz completou uma década na quarta-feira
O Teatro Municipal Bruno Nitz completou uma década nesta quarta-feira (27), com nova identidade visual e apresentações artísticas ao longo do dia. No início da noite, houve uma cerimônia de entrega da intervenção artística feita na fachada do prédio e descerramento de placa de identificação do Complexo Cultural Júlio Batschauer Filho, o qual abrange o Teatro, a Galeria Municipal de Artes, o Boulevard da Rua 200, a Praça Bruno Nitz e a sede administrativa da Fundação Cultural de Balneário Camboriú.
As comemorações dos dez anos do espaço cultural começaram na segunda-feira (25) e terminaram nesta quarta, com programação gratuita para a população. Inaugurado em 27 de março de 2014, o Teatro Municipal Bruno Nitz foi um marco para o cenário artístico de Balneário Camboriú. Antes dele, ruas e praças serviam de palco para muitos artistas na cidade. Com 2,8 mil metros quadrados de área construída, o espaço tem capacidade para 345 pessoas sentadas, palco com 12 metros de profundidade e sistemas de climatização, iluminação, sonorização e automação. A acessibilidade é garantida por elevador, rampas e sanitários adaptados.
Nesses dez anos, mais de 120 mil pessoas estiveram no Teatro, que recebeu mais de 600 espetáculos. O local também passou por reformas. Nos últimos anos, foram adquiridos novos sistemas de som e iluminação, trocados os cabos de aço do cenário e a cortina do palco, além de reformado o telhado. A pintura artística externa e a adesivação dos vidros frontais integram a mais recente revitalização, concluída em 2024.
Complexo Cultural faz homenagem a Júlio Batschauer Filho
O complexo cultural homenageia o artista Júlio Batschauer Filho por sua importância na construção da cultura e da arte em Balneário Camboriú.
Juca, como era chamado, faleceu em julho de 2020. Ele foi professor de teatro no antigo Departamento de Cultura da Prefeitura, fundador da associação Acesarte e criador e produtor do Festival de Arte Popular e Circo de Balneário Camboriú. Como membro do Conselho Municipal de Política Cultural, ajudou a efetivar a Lei de Incentivo e Fomento à Cultura na cidade (LIC). Foi professor de habilidades de circo e fundou a primeira Escola de Teatro e Circo de Balneário Camboriú, a qual formou diversos artistas, que atuam na cidade e em todo o país.
A data
O 27 de março é o Dia Mundial do Teatro, o Dia do Circo e o Dia do Grafite.
___________________
Informações Adicionais:
Fundação Cultural de Balneário Camboriú
(47) 3267-7011
Diretoria de Comunicação
Jornalista: Silvana de Castro
Fotos: Laurah Valeton/PMBC e Neto Costa/Arquivo
(47) 3267-7022
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu