19.12.2023 - 11:28h
Educação investe em tecnologia e inovação
A Prefeitura de Balneário Camboriú implementa, a partir de 2024, o novo referencial curricular de inovação e tecnologia no Ensino Fundamental. A novidade é resultado de um projeto de formação continuada desenvolvido ao longo do ano com 600 professores da rede municipal sob coordenação da Secretaria de Educação e apoio técnico de parceiros.
Na prática, os alunos dos Centros Educacionais Municipais terão conteúdos de computação inseridos de forma progressiva no cotidiano escolar, seguindo o Parecer CNE/CEB 02/2022 (homologado pelo Ministério da Educação), em atividades envolvendo o uso ou não de dispositivos eletrônicos. Nos anos iniciais (1º a 5º), a inclusão acontece de forma interdisciplinar; nos anos finais (6º ao 9º), estará nas disciplinas de Matemática e Ciências.
Para isso, o referencial, elaborado de forma conjunta pelos profissionais de educação participantes sob a supervisão técnica da Universidade do Vale do Itajaí, busca servir como suporte e inspiração para o aproveitamento orientado, criativo, inovador e bem-sucedido de conceitos computacionais nos ambientes de estudo. O documento, sistematizado em formato digital, está organizado nos eixos Pensamento Computacional, Mundo Digital e Cultura Digital e conta com a aprovação do Conselho Municipal de Educação.
“Realizamos sequências didáticas adaptando determinados conteúdos ensinados de forma tradicional na sala de aula, utilizando ferramentas inovadoras”, compartilha o professor Juliano Júnior Machado, enfatizando que a contribuição proporcionada pelos encontros formativos será significava no processo de ensino-aprendizagem, ao reunir elementos e linguagens da Ciência da Computação para incentivar o trabalho colaborativo entre os estudantes e a resolução de problemas.
"A tecnologia é a principal aliada da educação para que os jovens tenham conhecimento e o levem para sua vida profissional. Essa formação capacita nossos profissionais para termos mais alunos preparados para o mercado de trabalho", acrescenta o prefeito Fabrício Oliveira.
Em média, 80 horas de estudos foram ministradas em encontros presenciais, conforme a área de atuação do professor. Universidade do Estado de Santa Catarina, Instituto Federal Catarinense e Instituto Itaú Social também contribuíram com o projeto na condição de formadores.
Sobre a formação continuada
A formação continuada é oferecida regularmente pela Secretaria de Educação aos profissionais da educação da rede municipal de ensino para fomentar o aperfeiçoamento técnico dos participantes e a melhoria das práticas desenvolvidas no espaço escolar, entendendo e atendendo, com qualidade, a diversidade do processo de aprendizagem de cada aluno.
_________________________
Informações Adicionais:
Secretaria de Educação
(47) 3363-7144
Diretoria de Comunicação
Jornalista: Camila Morgana Lourenço
Fotos: Arquivo Seduc
(47) 3267-7022
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu
FOTOS
![](https://www.bc.sc.gov.br/arquivos/imprensa/galeria/HV5UB5QF.jpg)
![](https://www.bc.sc.gov.br/arquivos/imprensa/galeria/XN2XY3RQ.jpg)