21.07.2023 - 16:49h
LIC: projeto Grão de Obra oferece atividades gratuitas no Teatro Bruno Nitz sábado
O projeto cultural de residência artística “Grão de Obra” promove atividades gratuitas ao público no Teatro Municipal Bruno Nitz neste sábado (22). Patrocinado pela Lei de Incentivo à Cultura (LIC) de Balneário Camboriú, o projeto é da Cia As Mareadas, formada pela palhaças Sollí e Sorella, interpretadas, respectivamente, pelas atrizes Bruna Pierami e Monique Neves.
As atividades gratuitas são a contrapartida sociocultural do projeto, após período de residência artística vivenciado pelas atrizes durante a semana (saiba mais no fim do texto). Na manhã deste sábado, das 9h às 12h, haverá o “Workshop de Autonomia Criativa – O Despertar do Método em Modo Relâmpago”, com a palhaça Lu Lopes, aberto para artistas, professores, estudantes, interessados e curiosos que desejam experimentar a arte da palhaçaria. Inicialmente foram abertas 21 vagas para o workshop, porém, com a grande procura, o projeto dobrou o número de vagas e já foram preenchidas as 42 vagas (inscrições estão encerradas).
À tarde, das 15h às 16h, ocorrerá a Roda de Conversa da Rede Catarina de Palhaças, também com Lu Lopes. Na roda de conversa, aberta ao público em geral, haverá um diálogo de troca entre mulheres palhaças de todo o Estado de Santa Catarina.
Encerrando as ações, a dupla de palhaças As Mareadas apresentará FLO"RINDO" para o público em geral, demonstrando o que foi produzido durante o período da residência artística Grão de Obra. As Mareadas também farão um bate-papo e live (transmitida no perfil @asmareadas, do Instagram) com Lu Lopes, sobre os processos e vivências que tiveram durante esse período de residência. Essa ação terá tradução em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).
Durante as atividades de sábado, serão arrecadados alimentos não perecíveis para famílias em vulnerabilidade social (a distribuição ocorrerá posteriormente).
O projeto
De 16 a 21 de julho, Lu Lopes fez um trabalho interno com a dupla de palhaças As Mareadas na Musiclin Escola de Música e Teatro, com a oficina “Criação de Obras Artísticas com Dimensões Autorais - Fundamentada no Método da Autonomia Criativa, o Improviso Como Princípio Criativo”. Durante essa residência artística, as artistas fizeram estudos aprofundados na arte milenar da palhaçaria.
O projeto tem um “Diário de Bordo”, com registros em vídeos e fotografias do dia a dia da residência artística, o qual pode ser conferido no perfil @asmareadas.
O objetivo do projeto foi possibilitar um intercâmbio entre Monique Neves e Bruna Pierami (As Mareadas), com a renomada e premiada multiartista Lu Lopes (Palhaça Rubra), de São Paulo/SP. Com base no intercâmbio, As Mareadas pretendem dar início à concepção de um novo espetáculo.
PROJETO GRÃO DE OBRA
SÁBADO (22 DE JULHO)
Local: Teatro Municipal Bruno Nitz (Avenida Central, esquina com a Rua 300)
- 9h às 12h - WORKSHOP DE AUTONOMIA CRIATIVA – O Despertar do Método em Modo Relâmpago, com Lu Lopes (Palhaça Rubra)
Público-alvo: Artistas, professores, estudantes, interessados e curiosos na arte da palhaçaria (vagas esgotadas).
- 15h às 16h - RODA DE CONVERSA da Rede Catarina de Palhaças, com Lu Lopes (Palhaça Rubra)
Live: @asmareadas
Classificação: Livre
- 19h - FLO"RINDO" – APRESENTAÇÃO de Demonstração do processo da Residência Artística, Bate-Papo e Live com As Mareadas e Lu Lopes (Palhaça Rubra)
Live: @asmareadas
Classificação: Livre
Evento com acessibilidade em LIBRAS
___________________
Informações Adicionais:
Fundação Cultural de Balneário Camboriú
(47) 3267-7011
Diretoria de Comunicação
Jornalista: Silvana de Castro, com informações da assessoria de imprensa do projeto
Foto: Divulgação
(47) 3267-7022
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu