O comparecimento em consultas e procedimentos pré-agendados é crucial para o tratamento do paciente e o andamento das filas de espera na área da saúde. É nesse sentido que a Secretaria de Saúde de Balneário Camboriú reforça a importância do aviso prévio caso o paciente não possa comparecer no dia e horário agendados anteriormente.
“Infelizmente, quando um paciente falta e não avisa, tira a possibilidade de outro que precisa do exame ou procedimento e deixa de fazê-lo. Isso faz com que haja maior morosidade do andamento das filas e prejudica tanto o paciente que falta, que ficará sem atendimento, quanto os profissionais e os demais pacientes”, salienta o secretário de Saúde, Omar Tomalih.
De janeiro até março, a Saúde registrou o total de 14.287 faltas nas consultas e exames dentre todas as unidades, sendo 7.920 faltas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e 6.367 nas unidades especializadas. Esse total de faltas representa 22% de absenteísmo em relação ao total de agendamentos.
O absenteísmo, mais do que prejudicar o dia de atendimento, compromete a eficiência do serviço, ou seja, o prejuízo acaba afetando a todos os usuários do Sistema de Saúde.
Caso não possa comparecer a uma agenda, o procedimento é simples: basta ligar para a unidade onde a consulta ou exame foi agendado, com antecedência, e avisar sobre a falta.
Informações Adicionais:
Secretaria de Saúde
(47) 3261-6200
Diretoria de Comunicação
Jornalista Beatriz Nunes
Estagiária de Jornalismo Gabriella Fernandes
Foto: Beatriz Nunes
(47) 3267-7022
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu