17.04.2023 - 16:35h
Programa Jovem Doutor de BC tem aula inaugural nesta segunda
Na tarde desta segunda-feira (17) aconteceu a aula inaugural do Programa Jovem Doutor, de Balneário Camboriú. A aula ocorreu às 14h no Plenário da Câmara de Vereadores com a presença dos alunos e professores, dando início aos trabalhos com os temas Primeiros Socorros, e Drogadição e gravidez na Adolescência. O Programa atende 120 alunos do 7º ao 9º ano, nos Centros Educacionais Municipais CAIC Ayrton Senna da Silva; Médici e Dona Lili.
Os encontros semanais e presenciais do Projeto Jovem Doutor são planejados para oferecer aos participantes dinâmicas vivenciais e digitais para a produção de conhecimento científico, de forma lúdica e prazerosa, por intermédio de oficinas temáticas que ocorrem, preferencialmente, nos Laboratórios de Informática e de Ciências. Para o ano de 2023, foram propostos três grandes temas pelos alunos participantes: Primeiros Socorros, Drogadição e Gravidez na Adolescência. Buscando sempre a formação de adolescentes e jovens conscientes e dispostos a mudar os seus hábitos de Saúde e multiplicar os conhecimentos produzidos e adquiridos, o Projeto continua comprometido com a Educação, com a prevenção de doenças e com a promoção da Saúde, no Município.
O Jovem Doutor, que já está na sua 6ª edição, trabalha a iniciação científica no contraturno escolar e é um projeto do Departamento de Telemedicina da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, trazido para Balneário Camboriú pelo Conselho Municipal Antidrogas - COMAD, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.
O Projeto atua em três polos – Centros Educacionais Municipais Dona Lili ( Bairro da Barra); CAIC Ayrton Senna da Silva (Bairro dos Municípios) e Presidente Médici (Bairro das Nações), que foram estrategicamente preparados para atender aos alunos de todas as regiões da cidade; e tem como objetivo estimular o exercício da cidadania e a iniciação científica nas escolas. O Jovem Doutor trabalha sempre com conteúdos que envolvem a área da saúde, como autocuidado, prevenção do uso de drogas e bullying. As pesquisas desenvolvidas sempre terão ligação com a realidade dos alunos e serão orientadas pelo professor mediador.
____________________
Informações Adicionais:
Secretaria da Educação
(47) 3363-7144
Diretoria de Comunicação
Jornalista: Alexandra Gonzalez Santos
Fotos: Rafael Mendes
(47) 3267-7022
www.bc.sc.gov.br
www.twitter.com/prefeituradebc
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu