18.01.2023 - 16:05h
Obra de implantação da rede coletora no Estaleiro e Estaleirinho atinge 80%
Devido as chuvas e detonação de rochas, os trabalhos prorrogaram até março
A obra de implantação da rede coletora de esgoto nas praias do Estaleiro e Estaleirinho atingiu 80% do projeto, com cerca de 24 mil metros de rede implantados. Até o momento 47 ruas foram contempladas, sendo: 23 no Estaleirinho (4 andamento e 3 pavimentação) e 24 no Estaleiro (3 andamento); 11 Linhas de Recalque (3 andamento); e 10 Estações Elevatórias de Efluentes (2 andamento). Devido aos períodos de chuvas e ruas com a necessidade de detonação de rochas no trajeto, a obra foi prorrogada, com previsão prevista para conclusão até fim de março desse ano.
Atualmente, a Rua Antônio Torquato, no Estaleiro, está em processo de detonação de rocha, intervenção que também será necessária nas Ruas Vergílio Rodrigues Pereira (Estaleiro) e Alcides Antônio B. da Silva (Estaleirnho). Nestes locais, os técnicos ressaltam que o trabalho é mais complexo, pois precisam chegar a uma profundidade de mais de quatro metros, para que a rede possa ser implantada de forma adequada.
“Na Rua Antônio Torquato, especificamente, durante a execução estão ocorrendo diversos pontos com rocha que não estavam previstos e precisamos chegar na profundidade adequada para implantar a tubulação, pois o esgoto é transportado por gravidade até a Estação Elevatória”, explica o servidor da Emasa, Pablito Marcondes, que acompanha a obra diariamente. Por esse motivo, o trabalho é mais demorado e por várias vezes, é necessário abrir a vala e fechar provisoriamente, até a total conclusão.
“Pedimos neste momento, a compreensão dos moradores, pois é uma obra importante para a região das Praias Agrestes e toda a cidade, que em breve atingirá a universalização do saneamento, muito antes do que determina o novo marco do saneamento, que estabelece aos municípios chegarem aos 90% de coleta e tratamento de esgoto até 2033”.
Nesta semana, as frentes de trabalho seguem em um trecho da Avenida Rodesindo Pavan e na Rua Higino Pio, no Estaleirinho. Nos trechos em obras, o trânsito pode ficar em meia pista, ou até interditado, conforme o andamento da obra, sendo os moradores avisados previamente.
Sobre a obra
As obras de implantação da rede coletora no Estaleiro e Estaleirinho - únicos bairros que ainda não possuem saneamento em Balneário Camboriú - iniciaram no fim de outubro de 2021, com a conclusão prevista até março 2023. A obra faz parte do projeto de ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) do Município, sendo contratada pela Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA) e executada pela CFO - Construtora Fonseca e Oliveira LTDA. Compreende a implantação de 32.706 metros de rede coletora e adutora de esgoto; estações elevatórias; poços de visita; emissários e ligações de esgoto nos bairros Estaleiro e Estaleirinho.
Informações Adicionais:
EMASA
(47) 3261-0000
Diretoria de Comunicação
Jornalista Renata Furlanetto
Foto: Divulgação Emasa
www.bc.sc.gov.br
www.twitter.com/prefeituradebc
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu