21.09.2022 - 15:58h
Participantes do Programa "Perder para ganhar" perderam 97 quilos durante o confinamento
Após cinco dias de confinamento, no Bairro Estaleirinho, os oito participantes do Programa-piloto “Perder para ganhar” emagrecem, ao todo, 97 quilos. A pesagem aconteceu nesta quarta-feira (21), no Centro de Inteligência Emocional Casa da Família. Durante o confinamento os participantes passaram por uma rotina que envolvia atividades físicas, reeducação alimentar, dinâmicas de grupos, atendimento médico e psicológico. 11 profissionais estavam envolvidos nesse processo.
A Professora de Educação Física, responsável pelas atividades físicas do Programa “Perder para ganhar”, Alba Cristina Sobreira Garcia, explica que são analisadas todas as medidas dos participantes. “Está sendo feito o acompanhamento. Examinamos os dados deles, de antes do confinamento e pós-confinamento, para vermos a perda de cada um e a total. No geral, houve uma perda significativa”, pontua.
A nutricionista voluntária, Laura Braggio, explica que para o confinamento foi feita dieta cetogênica, à base de gorduras e zero carboidratos, para o organismo de cada um se adaptar e entrar no processo de cetose, produção de energia a partir de gordura quando não há quantidade suficiente de glicose disponível. Agora, após confinamento está sendo inserido alimentos para uma dieta hipocalórica.
Uma das participantes do programa, a voluntária, Cristiane da Rosa Ribas do Carmo, diz que o confinamento foi difícil, pois ninguém ali tinha tido uma experiência igual, entretanto o que a deixou feliz foi o amparo dos profissionais e o resultado que todos alcançaram, que segundo ela foi positivo. “Eu estava com 105 quilos, agora estou com 98,60 quilos. Depois daqui vou continuar, pois temos até dezembro para fechar com chave de ouro”, comenta.
A Assistente Administrativa da Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social, Eliane Ferraz, a Nani, diz que o confinamento foi um misto de sentimentos, quando foi se pesar, veio a surpresa: “Quando iniciei no programa, pesava 109,7 kg, agora está pesando 101,750 kg”, revela.
Após o confinamento, os oito participantes continuarão com a mesma rotina de atividades físicas e atendimento médico e terapêutico que já faziam antes do confinamento. Na parte da manhã eles vão até a “Casa da Família”, fazem dinâmicas de grupos que envolvem autoconhecimento e motivação para continuar no programa. À tarde, fazem atividades físicas que envolvem força, alongamento e aeróbico.
A Secretária de Desenvolvimento e Inclusão Social, Christina Barichello, diz estar feliz com os resultados e grata com a confiança dos participantes. “É uma sucessão de vitórias. Eles dão um up na saúde e qualidade de vida, e nós, por estamos proporcionando isso a eles”, pontua.
________
Informações adicionais:
Secretaria de Saúde
(47) 3261-6200
Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social
(47) 3344 2559
Diretoria de Comunicação
Jornalista: Paulo Wais
Fotos: Paulo Wais
www.bc.sc.gov.br
www.twitter.com/prefeituradebc
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu
FOTOS
![](https://www.bc.sc.gov.br/arquivos/imprensa/galeria/XJ4SM3KJ.jpg)
![](https://www.bc.sc.gov.br/arquivos/imprensa/galeria/AT6BW6KK.jpg)
![](https://www.bc.sc.gov.br/arquivos/imprensa/galeria/AQ5ZS9GE.jpg)
![](https://www.bc.sc.gov.br/arquivos/imprensa/galeria/FR4NN4RY.jpg)
![](https://www.bc.sc.gov.br/arquivos/imprensa/galeria/EF9TD6SX.jpg)
![](https://www.bc.sc.gov.br/arquivos/imprensa/galeria/DM8YD9JA.jpg)