31.05.2022 - 09:13h
Fórum debate ideias para o Plano Municipal pela Cultura Oceânica de BC
As inscrições para o Fórum Municipal pela Cultura Oceânica de Balneário Camboriú, já estão abertas e seguem até a próxima semana, dia 8 de junho – Dia Mundial dos Oceanos e dia escolhido para a realização do Fórum. O evento acontece no Auditório Central do Campus da Univali de Balneário Camboriú, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. As inscrições podem ser feitas através do link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe1ZEyuSX3vcm7oS2OboDuIkhJRZlW5PyzPHkXxkHI441RnXg/viewform?usp=sf_link.
O Fórum Municipal pela Cultura Oceânica é um convite para o diálogo sobre as ações pretendidas pelo município em prol do cuidado com o oceano, envolvendo diferentes setores da sociedade, na intenção de elaborar o primeiro Plano Municipal pela Cultura Oceânica de Balneário Camboriú. Essa iniciativa, que conta com a participação de diversas entidades do Município, está alinhada às metas nacionais e globais para a Década do Oceano (2021-2030), a qual foi construída pela Comissão Oceanográfica Intergovernamental da UNESCO (UNESCO-COI), e submetida à aprovação da 29ª Assembleia da UNESCO-COI, em junho de 2017. Esse movimento visa contribuir para a implementação da Agenda 2030, composta pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
De acordo com o Plano Nacional de Implementação da Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, o objetivo é alcançar sete resultados, sendo eles:
1 - Um oceano limpo, onde as fontes de poluição estejam identificadas e sejam reduzidas ou removidas;
2- Um oceano saudável e resiliente, onde os ecossistemas marinhos sejam compreendidos, protegidos, recuperados e devidamente geridos;
3- Um oceano produtivo, que suporte uma cadeia alimentar sustentável e uma economia oceânica sustentável;
4- Um oceano previsível, o qual a sociedade compreenda para que possa responder às alterações das suas condições;
5- Um oceano seguro, em que a vida e os meios de subsistência sejam protegidos contra os riscos relacionados com o oceano;
6- Um oceano acessível, com acesso livre e equitativo aos dados, à informação, à tecnologia e à inovação;
7- Um oceano inspirador e envolvente, para que a sociedade possa compreender e valorizar a sua relação com o bem-estar humano e o desenvolvimento sustentável.
No Fórum esses resultados serão usados como tema gerador de diálogos para cada Grupo de Trabalho, e os participantes no momento da inscrição, poderão escolher qual assunto norteará suas contribuições, diante de um contexto a curto, médio e a longo prazo. “Acreditamos que esse momento seja bastante rico, pois favorece a contribuição de todos na construção de um documento único, entendendo a importância do oceano na vida de todos, e o quanto precisamos cuidar de sua saúde, para que possamos manter a nossa”, pontua a secretária da Educação, Marilene Cardoso.
Confira a relação das entidades participantes em anexo.
_____________________
Informações Adicionais:
Secretaria da Educação
(47) 3363-7144
Diretoria de Comunicação
Jornalista: Alexandra Gonzalez Santos
Fotos: Divulgação
(47) 3267-7022
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu
![](https://www.bc.sc.gov.br/img/icones/ico_down_branco.gif)