05.05.2022 - 11:42h
Alunos do Fundamental de BC homenageiam Monteiro Lobato
Em abril, mês em que se comemorou os 140 anos do nascimento do escritor Monteiro Lobato, os alunos do Ensino Fundamental do Centro Educacional Municipal Governador Ivo Silveira, trabalharam sua obra, em forma de maquetes, desenhos, textos e contação de histórias. Os trabalhos encerram-se com uma exposição desses trabalhos no anfiteatro da Escola, nesta quinta-feira (05), voltada apenas para o público interno. O CEM Gov. Ivo Silveira fica localizado no Bairro dos estados, de Balneário Camboriú.
O projeto desenvolvido foi trabalhado durante todo o mês de abril, com os 360 alunos do 1º ao 5º ano. Os alunos dos 1º e 2º anos estudaram todos os personagens do Sítio do Picapau Amarelo, principal obra de Monteiro Lobato, através do volume 1 do livro “Reinações de Narizinho”, que é o livro de propulsor a série do Sítio. Os estudantes dos 3º anos elaboraram, a partir de leituras e pesquisas nos livros do Autor, outras histórias, para entreterem os alunos menores. E os alunos dos 4º e 5º anos fizeram pesquisas biográficas sobre o Autor e reproduziram alguns personagens do Sítio do Picapau Amarelo em desenhos, esculturas e maquetes, para a exposição.
Saiba Mais/ Curiosidade
O escritor brasileiro José Bento Renato Monteiro Lobato nasceu em 1882 e faleceu em 1948. Além de escritor, foi promotor, fazendeiro, editor e empresário. Ele faz parte do pré-modernismo, além de ter sido o primeiro grande autor de livros infantis, com personagens marcantes como a Emília e Narizinho, do Sítio do Picapau Amarelo.
Também criou contos que foram publicados em revistas e jornais, que foram compiladas em um livro chamado Urupês, considerado uma obra prima do Escritor. Além dos contos, é autor de artigos, crônicas, críticas literárias e obras de arte, cartas, e prefácios. No entanto, suas obras mais conhecidas, e também que tomam a maior parte de sua criação literária, são as infantis. O autor criou diversos livros para crianças, sendo o maior destaque de sua trajetória a série de 23 volumes, intitulada Sítio do Picapau Amarelo.
Em 4 de julho de 1948, Monteiro Lobato sofreu um espasmo cerebral e faleceu aos 66 anos. Sua morte despertou uma grande comoção nacional e sua obra permanece com significativa circulação, tendo recebido adaptações para TV e filmes.
_________________________
Informações Adicionais:
Secretaria da Educação
(47) 3363-7144
Diretoria de Comunicação
Jornalista: Alexandra Gonzalez Santos
Fotos: Divulgação
(47) 3267-7022
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu