21.01.2022 - 17:45h
Janeiro Branco: CAPS II já realizou 1.065 atendimentos neste ano
No mês marcado pela Campanha Janeiro Branco, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II), de Balneário Camboriú, já realizou 1.065 atendimentos. São diversos profissionais que estão à disposição como psicólogos, médicos, assistentes sociais, enfermeiros e terapeutas ocupacionais, todos com o objetivo de garantir uma boa saúde mental para os moradores do município.
Já o número de atendimentos procedidos durante todo o ano de 2021 foi de 11.204. A coordenadora do CAPS, Marieli Brum da Silva Munaretto, comenta sobre esses dados. “Este elevado número de atendimentos demonstra o quão é importante olhar com atenção para a saúde mental. Pensar sobre o tema gera conscientização, combate tabus, muda paradigmas, orienta os indivíduos e inspira autoridades a respeito de importantes questões relacionadas às vidas de todo mundo”.
Além de prestar atendimento psicológico, o CAPS II também atende portadores de transtornos mentais. Ele busca resgatar a cidadania de seus pacientes e promover a reinserção social. Os atendimentos são realizados individualmente, em grupo, em família e em oficinas terapêuticas. “O Centro de Atenção Psicossocial oferece atendimento à população que apresenta intenso sofrimento psíquico decorrente de transtornos mentais graves e persistentes, e outras situações clínicas que impossibilitem estabelecer laços sociais e realizar projetos de vida”, explica a psicóloga do CAPS, Caroline da Silva.
O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II) fica localizado na Rua 916, n° 382 - Centro, e atende das 7h às 19h, de segunda à sexta-feira. O telefone para contato é o (47) 3261-6225. A farmácia do CAPS II, atende anexo a unidade, no mesmo horário. O telefone da farmácia para contato é o (47) 3261-6226.
A campanha
O Janeiro Branco tem como foco principal chamar a atenção da população para os problemas e necessidades relacionadas à saúde mental e emocional. A campanha promove a conscientização sobre a importância de prevenir o adoecimento mental, com acompanhamentos psicológicos.
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), em torno de 12 milhões de brasileiros sofrem de depressão. O número é equivalente a 5,8% da população, colocando o país em segundo lugar no ranking americano, atrás apenas dos Estados Unidos. Baseado em todos os dados, Balneário Camboriú investe no cuidado com a saúde mental de seus moradores, através do CAPS II e dos Programas Abraço.
___________________
Informações adicionais:
Secretaria de Saúde
(47) 3261-6200
Diretoria de Comunicação
Estagiária de Jornalismo: Maria Eduarda Macedo
Foto: Divulgação
(47) 3267-7022
www.bc.sc.gov.br
www.twitter.com/prefeituradebc
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu