28.07.2021 - 17:51h
Concurso nas escolas escolherá mascote do Programa ABRAÇO Animal
Estudantes do 8° e 9° anos da rede municipal de Balneário Camboriú terão a chance de exercitar a criatividade em um concurso recreativo, cultural e ambiental. Nesta quarta-feira (28), o Programa Terra Limpa de Educação Ambiental lançou o concurso que vai escolher a mascote do ABRAÇO Animal.
Os participantes deverão criar, à mão, um desenho de uma mascote e dar a ela um nome, de apenas uma palavra. O desenho e o nome têm de ser referentes ao tema Programa ABRAÇO Animal. Criado em 2019, o Programa visa proteger, resgatar e cuidar de animais vulneráveis, machucados ou que possam oferecer riscos (saiba mais sobre o Programa abaixo ou no site http://abracoanimal.bc.sc.gov.br , lançado dia 27 de julho).
Os trabalhos criados devem ser entregues na Secretaria de Educação do Município de 13 a 17 de setembro, em envelope lacrado com identificação da unidade escolar, do professor e do aluno. Uma comissão julgadora avaliará os materiais. O estudante vencedor do concurso e o professor orientador ganharão, cada um, uma bicicleta. Todos os trabalhos classificados e enviados à comissão julgadora serão premiados com ingressos para equipamentos turísticos de Balneário Camboriú. A divulgação do trabalho escolhido e a premiação do vencedor serão em 4 de outubro, Dia Mundial dos Animais.
As regras para participar, a forma como os trabalhos devem ser criados, os materiais que podem ser usados e as informações sobre os prazos estão no regulamento do concurso, disponível no anexo desta matéria.
SOBRE O ABRAÇO ANIMAL
O Programa ABRAÇO Animal de Balneário Camboriú tem intuito de proteger, resgatar e cuidar de animais (domésticos ou silvestres) vulneráveis, machucados ou que possam oferecer riscos.
Uma das frentes de atuação do programa é com animais domésticos. Quando é acionado o fone 153, o Grupo de Proteção Ambiental da Guarda Municipal recolhe e, se tiver dentro dos critérios de acolhimento, o animal é atendido pela ONG Viva Bicho ou clínica conveniada. Com os silvestres, o procedimento é semelhante, mas os encaminhamentos são feitos para o Complexo Ambiental Cyro Gevaerd, onde os animais ficam até terem condições de voltarem à natureza. No caso de animais de grande porte, como cavalos, os atendimentos ocorrem conforme a demanda, com veterinários especializados.
Lançado em 23 de fevereiro de 2019, o Programa ABRAÇO Animal virou lei em 3 de setembro de 2020 e está vinculado às secretarias de Meio Ambiente, de Saúde e de Segurança.
Se você encontrar um animal vulnerável, machucado ou que possa oferecer riscos, informe a Guarda Municipal pelo fone 153. A Guarda avaliará a situação e, se necessário, fará o resgate e encaminhamento para atendimento veterinário.
___________________
Informações Adicionais:
Secretaria do Meio Ambiente
(47) 3267-7080/(47) 9 9982-2272
Diretoria de Comunicação
Jornalista: Silvana de Castro
(47) 3267-7022
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu