06.08.2020 - 09:00h
Profissionais de Educação comemoram seu dia avaliando a nova rotina escolar
Há mais de quatro meses longe das salas de aula, ensinando o conteúdo programado de forma remota, os profissionais da Secretaria de Educação de Balneário Camboriú comemoram este dia 6 de agosto, “Dia do Profissional da Educação”, reavaliando esse novo método de ensino, imposto pela pandemia do Coronavírus. As atividades online pela plataforma disponibilizada pelo Google – Sala de Aula iniciaram em 30 de março e o processo atinge cerca de 12 mil alunos, que são avaliados através da frequência e tarefas online.
Diariamente os quase 2 mil profissionais da Educação, que são os professores, especialistas e gestores, estão conectados acompanhando as atividades pela Plataforma, onde os professores passam o conteúdo diários aos alunos. Da mesma forma online, são preenchidos os diários de classe, que registram a frequência e os resultados das atividades. Todo esse processo é acompanhado pela coordenação e direção das escolas, de modo que os alunos que frequentam a Plataforma têm seus registros nominais, gerando um retorno às aulas durante esse distanciamento. “Todo esse processo é ainda muito novo para nós, que estávamos acostumados ao contato direto com os alunos. Fizemos algumas alterações na programação escolar, priorizando temas que não necessite tanto da presença física do professor. Apesar de ser um período difícil, estamos satisfeitos com o resultado que é bem positivo, graças ao empenho de nossa equipe, juntamente com nossos alunos e seus familiares”, declara a secretária da Educação Rosangela Percegona Borba.
Para o professor de Educação Física, Cassio Jody Kokubo, que leciona há cinco anos no Centro Municipal Vereador Santa, a impossibilidade do ensino presencial, e a adoção de atividades online, demandou grandes mudanças, exigindo reinvenções, dos professores. “No meu caso, a inexperiência com o “Ensino à Distância” ou “Ensino Remoto”, e a característica, majoritariamente, da prática da Educação Física, impôs um desafio ainda maior. Como manter o interesse pela disciplina tão longe da quadra esportiva da escola? Decidi então relacionar ao máximo a Educação Física com a realidade concreta, como uma ferramenta de interpretação do mundo. Ao propor, por exemplo, atividades sobre a relação entre atividade física, alimentação, obesidade e saúde; discriminação e desigualdade de gênero e racismo no esporte; foi possível trazer algumas questões da nossa sociedade (do “mundo real”) para dentro da Sala de Aula Virtual de Educação Física. Considerei esses temas como desafiadores para os meus alunos, pois são temas complexos. No entanto o retorno foi bastante positivo”, relata ele.
A professora de Educação Infantil, Aline Tassi Selhorst, do Núcleo de Educação Infantil Carrossel, diz que a pandemia surgiu logo no início do ano, quando recém havia iniciado o calendário escolar. “Dessa forma, em casa, longe fisicamente da sala de aula e de nossas crianças, tivemos que nos adaptar a uma nova rotina e reinventar o nosso jeito de ensinar. No começo foi um pouco estranho e até assustador, como tudo que é novo; mas com o passar dos dias a satisfação de poder levar um pouco da rotina do Núcleo para dentro dos lares de nossos alunos tomou conta de mim.
A maior dificuldade enfrentada por mim é a falta de retorno de alguns pais, que não interagem no grupo de whatsApp, e não demonstram interesse em participar das brincadeiras e atividades propostas. Outro ponto negativo nessa modalidade é não poder abraçar e beijar nossos pequenos, algo que fazia parte de nossa rotina. Estamos longe do toque, da presença física, mas juntos nos olhares das fotos, nas vozes dos áudios recebidos e enviados e no carinho demonstrado através dos vídeos e mensagens recebidas pelas crianças e suas famílias. Tudo isso graças à internet, esse valioso instrumento de comunicação.”, avalia Aline.
“Ðiante da pandemia do Coronavírus surgiu uma mudança muito grande, e desafiadora. As aulas remotas, como uma nova metodologia da comunicação, surgiram desafiando nós, professores, para levarmos os ensinamentos até os alunos. Os vídeos educativos e os conteúdos das atividades diárias são preparados e selecionados com a preocupação e a responsabilidade de passar os ensinamentos dentro da realidade vivida. Esses conteúdos são pautados no planejamento, de forma a manter a rotina escolar, agora à distância, buscando envolver inclusive a família desse aluno, nessa nova abordagem do conhecimento”, atesta a professora Neysimara Terezinha Boiko Joska, do Centro Educacional Municipal Professor Antônio Lúcio.
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