28.07.2020 - 15:13h
Dia Mundial da Luta Contra as Hepatites Virais é nesta terça
Nesta terça-feira, 28 de julho, é celebrado o Dia Mundial da Luta Contra as Hepatites Virais, data criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com o objetivo de alertar a população sobre os riscos da doença e promover ações para combatê-la. Em razão da data, em Balneário Camboriú o Cristo Luz será iluminado de amarelo das 18h às 20h, e das 22h às 6h, para lembrar a Campanha Julho Amarelo, mês de luta contra as hepatites virais.
Os tipos B e C são os mais comuns entre a população. Em Balneário Camboriú, dos 67 casos detectados no ano passado, 29,85% estão infectadas pelo tipo B, e 70,15% pelo tipo C. “Os testes rápidos são essenciais para detectar a doença, que, se diagnosticada precocemente e tratada de modo correto, tem complicações evitadas. Essas complicações são graves e podem ser fatais”, declara a enfermeira, Eunice Souza Schmidt.
Os testes rápidos são feitos nas Unidades Básicas de Saúde e no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). O tratamento médico das Hepatites Virais é procedido no Centro Integrado de Solidariedade e Saúde (CISS), localizado na Rua 2350, nº 560, onde também tem sede o CTA.
Sobre a hepatite
A hepatite é uma inflamação no fígado que pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool ou drogas. Em alguns casos, são doenças silenciosas que nem sempre apresentam sintomas, mas quando estes estão presentes, podem ser: cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelos, urina escura e fezes claras.
As hepatites virais são inflamações causadas por vírus que são classificados por letras do alfabeto em A, B, C, D (Delta) e E. No Brasil, mais de 70% dos casos são decorrentes do tipo C, em seguida B e, por fim, do tipo A. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento para todos os tipos.
Hepatite A: Sua transmissão ocorre pela ingestão de água ou alimentos contaminados com matéria fecal.
Hepatite B: Causada pelo vírus HBV, a forma de transmissão pode ser sanguínea, sexual (por conta do vírus estar presente no esperma), e, também, de forma vertical, ou seja, de mãe para filho no momento do parto.
Hepatite C: A transmissão ocorre por meio do contato com o sangue contaminado, seja por transfusão de sangue, acidentes com material contaminado, ou por meio de drogas injetáveis. Na maioria das vezes, a pessoa não sabe que tem a hepatite C e descobre através da doação de sangue ou pela realização de exames de rotina.
_____________________
Informações Adicionais:
Secretaria de Saúde
(47) 3261-6200
Diretoria de Comunicação
Estagiária de Jornalismo: Bárbara Kantowicz
(47) 3267-7197
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu