Para facilitar a comunicação com os pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Municipal Ruth Cardoso e Centro de Acolhimento e Tratamento do Coronavírus, na sexta-feira (17), os profissionais de saúde começaram a utilizar pranchas de comunicação alternativa, que proporcionam a possibilidade dos pacientes expressarem o que sentem e as suas necessidades.
O enfermeiro e coordenador da UTI, Wilem Daminelli, explica que a dificuldade de se comunicar pode estar associada pelo próprio adoecimento do paciente, ou estar relacionada à intubação e à traqueostomia, ou outras dificuldades de comunicação pré-existentes. “Na maioria das vezes, esses casos são encontrados em unidade de cuidados intensivos, o uso das pranchas de comunicação alternativa farão com que o cuidado realizado fique mais amplo e humanizado, atendendo as necessidades básicas humanas”, afirma.
As pranchas são impressas frente e verso, sendo um dos lados com letras e números e, do outro, com figuras. Desta forma, elas permitem que o paciente internado faça e responda perguntas simples feitas pelos profissionais, comunique seus sentimentos, etc.
Este é um projeto desenvolvido por uma equipe multidisciplinar da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, que disponibilizou estas pranchas na internet para serem impressas pelos profissionais de saúde de todo o Brasil.
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