13.07.2020 - 17:01h
Violência contra mulher: Balneário Camboriú conta com programas de proteção a vítima
Embora a Organização Mundial da Saúde (OMS) e diversas autoridades de saúde nacionais e internacionais tenham apontado o isolamento social como a medida mais segura em tempos de pandemia do Covid-19, a casa pode não ser sinônimo de segurança para muitas mulheres vítimas de violência doméstica.
Para fortalecer as ações de combate à violência contra mulher, a Secretaria de Segurança Pública, por meio da Guarda Municipal de Balneário Camboriú, criou o Grupo de Proteção à Mulher (GPM). Desde sua criação, em março de 2020, o GPM já atendeu 75 mulheres.
Após denúncia pelo WhatsApp no número (47) 9982-2275, o GPM realiza visita preventiva a casa da vítima e, conforme prioridade, faz rondas constantes a residência e localidade de trabalho da mulher. O grupo também pode encaminhá-la para atendimentos médicos necessários, como psicólogo, e atende em ações jurídicas, para guarda de menores, e ações sociais, dependendo da situação de vulnerabilidade.
Programa Abraço à Mulher
Para atender e proteger a mulher, Balneário Camboriú também conta com o programa Abraço à Mulher - criado em abril de 2019 pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social. O Abraço realiza atendimentos voltados para mulheres vítimas de violência doméstica através de uma equipe multiprofissional de plantão e suporte 24h pelo WhatsApp (47) 99982-1906.
Assim que a vítima é encaminhada ao programa, é realizado o colhimento do relato e, desta maneira, é possível fazer o Boletim de Ocorrência e Medida Preventiva contra o agressor. Também é agendado acompanhamento psicológico para a mulher, a fim de recuperar a autoestima para que esta saia do contexto da violência. Cada caso é único e, de acordo com a coordenadora do Abraço à Mulher, Aldanice Martins Dudek, dependendo da demanda apresentada, são realizados atendimentos jurídico, social e até acolhimento a Casa das Anas.
Desde março, quando foi implementado o isolamento social, o Abraço já realizou 1.241 atendimentos telefônicos, 704 encaminhamentos ao psicólogo e 127 assistências a delegacia, domiciliar e orientação ao CRAS/CREAS. Totalizando mais de 2,2 mil atendimentos prestados a mulheres vítimas de violência doméstica.
_____________________
Informações Adicionais:
Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social
(47) 3264-0192
Diretoria de Comunicação
Estagiário de Jornalismo: Lanume Weiss
(47) 3267-7022
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu