Em tempos de pandemia, muitas mulheres têm enfrentado outro inimigo comum, além do coronavírus: a violência doméstica. Segundo relatório apresentado pelo programa Abraço à Mulher - criado em abril de 2019 pela Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social - nesse período de pandemia o número de atendimentos aumentou consideravelmente.
Desde o dia 17 de março, início do isolamento social, em relação ao mês de fevereiro, houve um acréscimo de 30% nos casos de violência doméstica. Conforme o Abraço à Mulher, foram atendidas 632 chamadas via whatsapp e telefone do plantão. Nas chamadas, as mulheres encontravam-se em situação de violência doméstica e vulnerabilidade social.
Destes atendimentos, a equipe do Abraço esteve presencialmente na Delegacia da Mulher e Delegacia da Polícia Civil fazendo o acompanhamento, o registro de Boletins de Ocorrência, bem como, solicitando as medidas protetivas às vítimas. Até o dia 24 de maio, por meio do atendimento psicológico on-line, foram assistidas 87 mulheres. O trabalho se manteve também no presencial, com 52 visitas domiciliares.
De acordo com a secretária de Inclusão Social, Christina Barichello, “o Abraço à Mulher não deixou de atender nenhuma mulher que tenha solicitado ajuda nesse período de quarentena, por isso, a importância deste programa em tempos de isolamento social”, frisou.
O programa Abraço à Mulher, que tem como principal objetivo proteger e amparar as mulheres vítimas de violência doméstica, funciona 24 horas, inclusive nos fins de semana; via whatsapp ou ligação telefônica pelo número (47) 9 99821906.
________________
Informações Adicionais:
Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social
(47) 3264-0192
Diretoria de Comunicação
Jornalista: Cristiane Tomasi
(47) 3267-7022
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu