O Dia Nacional da Luta Antimanicomial, comemorado nesta segunda-feira (18), busca trazer novamente a discussão de como a sociedade ainda compreende a “doença mental”, além de relembrar o objetivo das Políticas Públicas em Saúde Mental, que visa a substituição gradativa dos hospitais psiquiátricos tradicionais e antiquados (sanatórios/manicômios) por serviços substitutivos, abertos e comunitários.
Para isto existe o Centro de Atenção Psicossocial II (CAPS II), que em Balneário Camboriú mesmo durante a pandemia do novo coronavírus busca acolher os usuários neste momento tão delicado. A equipe realiza o telemonitoramento dos pacientes em acompanhamento e entrega de medicamentos em casa aos pacientes do grupo de risco. Se necessário, são realizados atendimentos médicos presenciais. Os telefones para atendimento são (47) 3363 6914 e (47) 3361 9311.
A coordenadora do CAPS II, Priscila Tomasi Torres, ressalta que “o Dia Nacional da Luta Antimanicomial é a luta pela cidadania, pensar no sujeito para além de seu diagnóstico, pois ele é acima de tudo, cidadão, com direito à liberdade de viver em sociedade e de poder realizar um tratamento humanizado, com suporte dos serviços de saúde”.
___________________
Informações Adicionais:
Secretaria de Saúde
(47) 3261-6200
Diretoria de Comunicação
Estagiária de Jornalismo: Bárbara Kantowicz
Foto: Bárbara Kantowicz
(47) 3267-7197
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu