13.03.2020 - 18:13h
Aula inaugural marca 3ª edição do Projeto Jovem Doutor em BC
Com a presença dos alunos, familiares, professores, gestores, coordenadores e autoridades públicas foi iniciada a 3ª edição do Projeto Jovem Doutor. O evento aconteceu na tarde desta sexta-feira (13), no auditório do CAIC Ayrton Senna da Silva. Na programação, houve a fala das autoridades presentes, um vídeo institucional e apresentação da plataforma de ensino.
No total, 120 alunos foram contemplados para participar do Projeto. A novidade este ano será o novo polo no CAIC Ayrton Senna da Silva, que atenderá alunos no próprio CAIC e do CEM Tomaz Francisco Garcia. Desde 2018, já ocorreu duas edições, com 120 alunos participantes, com polos no: CEM Presidente Médici - atendendo o CEM Antônio Lúcio-, CEM Ariribá e o próprio Médici; outro polo no CEM Dona Lili, atendendo o CEM Alfredo Domingos da Silva e o próprio Dona Lili.
Nesta edição, o projeto contou com o auxílio do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), que em uma votação unânime dos conselheiros de Balneário Camboriú, receberam 20 tablets e uma impressora 3D para uso dos alunos do projeto - o investimento passou dos R$20 mil. “Quando nos foi apresentado a proposta do projeto, não tivemos dúvidas de que seria um bom investimento para os adolescentes de BC, e temos o dever de apoiar inciativas como estas”, salientou o presidente do CMDCA, Douglas Aguirre.
A novidade que deixará o projeto ainda mais interessante é que o primeiro tema a ser abordado pelos alunos será o Coronavírus (Covid-19). Por meio do Jovem Doutor, todos os participantes poderão criar ações preventivas e conscientizar as comunidades de como se proteger do vírus. José Cleomar, um dos professores do projeto, explica o quão importante se faz o desempenho dos alunos. “Sabemos que o projeto é um sucesso desde sua primeira edição, porém, seu sucesso depende do comprometimento e colaboração de todos os envolvidos, aí sim, não teremos dúvidas de seus bons resultados”, conclui o professor.
O Jovem Doutor tem sua base na Universidade de São Paulo – USP e faz parte do curso de telemedicina da universidade, onde o professor, articulador do Projeto, Ricardo de Pauli, por meio da Secretaria de Educação de Balneário Camboriú, recebeu a oportunidade de visitar e conhecer o projeto-piloto, além de acompanhar a forma como é desenvolvida a didática lá. “Lá pude adquirir mais conhecimento sobre o Projeto e a forma como é desenvolvido lá, os alunos que participam, se tornam conhecedores na área da saúde e podem transferir o conhecimento para a população”, afirma o professor.
O Projeto Jovem Doutor, disponibiliza também para os alunos e professores, uma plataforma pessoal para acesso a vídeos, aulas e atividades. Tem como parceria o Projeto Oficinas de Balneário Camboriú.
_________________________
Informações Adicionais:
Secretaria de Educação
(47) 3363-7144
Diretoria de Comunicação
Estagiária de Jornalismo: Mariana Rosa
(47) 3267-7022
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu
FOTOS



