Para diagnosticar e ajudar no tratamentos de doenças dermatológicas, principalmente o câncer de pele, o Centro de Diagnose de Balneário Camboriú possui o sistema de teledermatologia. O serviço é feito por meio de registros fotográficos de lesões na pele, que permitem ao médico classificar o risco e descrever qual o tipo de cada uma.
Para realizar os exames de teledermatologia, os médicos da atenção básica encaminham os pacientes que possuem alguma lesão ao Centro de Diagnose, na UBS Central, onde são feitas as fotografias, após a análise do dermatologista, o paciente pode retirar o laudo na UBS de referência do seu bairro e receber as orientações necessárias.
A teledermatologia está presente no município desde agosto de 2017, com isso, as filas de espera por médicos dermatologistas reduziu bastante, pois os laudos são emitidos por eles, que dão rapidez aos encaminhamentos, identificando os casos mais graves e priorizando-os. “Uma grande parte dos exames recebem classificação de risco branca ou azul, ou seja, boa parte dos usuários seriam encaminhados desnecessariamente”, afirma a dermatologista, Isis Meyer.
Com a triagem da teledermatologia, a atenção primária ficou mais resolutiva. “Antes deste sistema, os pacientes saiam do clínico geral e iam para uma fila de espera, que possuía casos mais simples e mais complexos. Aqueles que precisavam de mais atenção acabavam não recebendo o atendimento em tempo rápido. Hoje nós conseguimos dar um destino mais adequado conforme cada prioridade do paciente”, declara o enfermeiro, Geraldo J. de Loiola.
___________________
Informações Adicionais:
Secretaria de Saúde
(47) 3261-6200
Diretoria de Comunicação
Estagiária de Jornalismo: Bárbara Kantowicz
(47) 3267-7197
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu