04.10.2019 - 16:09h
LIC: oficinas de escrita criativa em microliteratura começam nesta sexta-feira
Textos sugestivos, com poucas palavras e que requerem a participação ativa do leitor no preenchimento de lacunas e alusões. Essas são algumas das características da microliteratura, um tipo de narrativa que será trabalhada em oficinas gratuitas iniciadas nesta sexta-feira (4).
As oficinas de escrita criativa em microliteratura, com Adriano Salvi e Marcio Markendorf, fazem parte do projeto Microliteratura: Criação e Crítica, patrocinado pela Lei de Incentivo à Cultura de Balneário Camboriú (LIC). Além de nesta sexta-feira, as atividades ocorrerão dias 11 de outubro, 1º de novembro e 8 de novembro (confira os horários e locais no fim do texto). Para participar, é preciso se inscrever pelo e-mail microcontando@gmail.com, informando na mensagem nome completo, idade, cidade onde reside, qual data e local de oficina pretende participar e motivos. A atividade é aberta a qualquer interessado em criação literária, a partir de 12 anos de idade. A carga horária de cada oficina é de três horas.
Nos encontros, Salvi e Markendorf apresentarão técnicas e exercícios de escrita criativa e irão propor o desenvolvimento de microcontos, também chamados de microliteratura. Entre alguns dos principais expoentes da mininarrativa estão Ernest Hemingway e Dalton Trevisan.
Livro “Microcontando” será lançado em 12 de outubro
Também por meio do projeto patrocinado pela LIC, Salvi e Markendorf lançam o livro “Microcontando” em 12 de outubro, às 19h, durante o Sarau da Tainha, na Praça do Pescador, Bairro da Barra. Adriano Salvi e Marcio Markendorf são novos expoentes da microliteratura. “Eu já tinha um livro publicado com esse gênero de narrativa, que é concisa, dinâmica e interativa. Quando surgiu o edital da LIC, eu convidei o Marcio Markendorf, que também é escritor, para ser parceiro neste projeto. Ele prontamente aceitou e, então, submetemos nosso projeto à LIC de Balneário Camboriú”, diz Salvi.
Professor de língua portuguesa e literatura em Itajaí, Salvi é autor do livro de microcontos “Pá Pum” (Editora Viseu, 2018). Markendorf é professor do Curso de Cinema e da Pós-graduação em Literatura da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e autor do livro “Soy loca, Lorca, feito um chien no chão” (Editora Urutau, 2018).
Mais informações sobre as oficinas, o livro e a microliteratura podem ser obtidas no Instagram @microcontando e no Facebook Microcontando.
Oficinas
Biblioteca do Sesc de Balneário Camboriú
4 de outubro (sexta-feira), das 18h30 às 21h30
1º de novembro (sexta-feira), das 18h30 às 21h30
Biblioteca Comunitária da Univali – Balneário Camboriú
11 de outubro (sexta-feira), das 19h às 21h45
8 de novembro (sexta-feira), das 19h às 21h45
____________________
Informações Adicionais:
Fundação Cultural de Balneário Camboriú
(47) 3366-5325
Diretoria de Comunicação
Jornalista: Silvana de Castro
Foto: Divulgação
(47) 3267-7022
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu