12.06.2019 - 17:04h
Teatro Municipal recebeu peça acessível ao público cego e surdo nesta quarta-feira
O Teatro Municipal Bruno Nitz lotou na tarde desta quarta-feira (12), na primeira apresentação em Balneário Camboriú do espetáculo "O amor de Clotilde por um certo Leandro Dantas". Da Trupe Ensaia Aqui e Acolá, de Recife (PE), a peça é gratuita e tem um diferencial: é acessível ao público cego e surdo.
Na sessão desta quarta-feira, havia audiodescrição para cegos e intérprete de libras para espectadores surdos. Na plateia, ouvindo a audiodescrição, estava Lucas Rafael Bernardo Salvador, 14 anos. “Achei bem legal, gostei”, disse o menino cego, que acompanhou pela primeira uma peça.
Mais duas sessões do espetáculo ocorrerão no Teatro, nesta quinta e sexta-feira (13 e 14), às 20h. Nesses dois dias, haverá apenas intérprete de libras. Na lateral do palco, Sarita Kosloski, da Central de Libras do Município, foi a intérprete da peça. “O espetáculo é suave, alegre, fácil de ser levado aos espectadores surdos”, contou Sarita.
A peça é inspirada no romance "A emparedada da Rua Nova", do escritor Carneiro Vilela (1846-1913), e conta a história de amor de Clotilde, emparedada viva pelo pai por engravidar de Leandro Dantas. O desfecho do espetáculo difere do da obra original. A classificação etária é de 11 anos.
O espetáculo já tem nove anos. A acessibilidade surgiu à medida que a peça foi crescendo e ganhando retorno financeiro, de acordo com o diretor e ator, Jorge de Paula. A audiodescrição foi disponibilizada neste ano.
O projeto de circulação "O amor de Clotilde por um certo Leandro Dantas" conta com patrocínio da Petrobrás e estará também em Itajaí e Joinville.
Oficinas e intercâmbio também estão na programação do grupo teatral
Além do espetáculo, a trupe pernambucana trará uma oficina de mímica corporal e fará troca de experiência com artistas locais. Essas atividades também são gratuitas.
Ministrada por Jorge de Paula (Diretor/Ator/Arte-Educador), a oficina "mímica corporal dramática: a precisão e a comunicação do movimento cênico" objetiva treinar pessoas interessadas em vivenciar técnicas de preparação corporal, por meio do estudo de movimentos de expansão, contração, tensão, relaxamento, tempo, ritmo e respiração. A oficina será sábado (15), no SESC, das 9h às 13h, para 30 participantes. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail karoline@subjetil.com.br ou telefone (47) 9 9914-7396.
Já o intercâmbio com artistas locais, em que experiências sobre os processos de criação artística, gestão e sustentabilidade para a manutenção dos trabalhos serão compartilhadas, ocorrerá após a oficina, das 14h às 17h.
O projeto de circulação "O amor de Clotilde por um certo Leandro Dantas" conta com patrocínio da Petrobrás e estará também em Itajaí e Joinville.
AGENDE-SE
O que: espetáculo "O Amor de Clotilde por um certo Leandro Dantas"
Quando: dias 12 (às 14h), 13 (às 20h) e 14 (às 20h). Terá intérpretes de libras em todas as sessões para espectadores surdos e audiodescrição no dia 12 para espectadores cegos
Onde: Teatro Municipal Bruno Nitz (Avenida Central, esquina com a Rua 300, Centro)
Quanto: Entrada gratuita. Ingressos devem ser retirados uma hora antes do começo da apresentação
Classificação indicativa: 11 anos
Duração: 1h15
____________________
Informações Adicionais:
Teatro Municipal Bruno Nitz
(47) 3344-1715
Diretoria de Comunicação
Jornalista: Silvana de Castro
Foto: Ana Claudia Sguário
(47) 3267-7022
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu