22.05.2019 - 17:17h
Balneário Camboriú abraça a vida
Abraçar é um dos maiores gestos de carinho que pode se ter com o próximo, tão importante, que ganhou até data comemorativa: 22 de maio, Dia Internacional do Abraço. Em Balneário Camboriú, abraçar é sinônimo de acolhimento, respeito e cuidado com aqueles em situações de vulnerabilidade, graças ao Programa ABRAÇO, iniciativa da Administração Municipal.
“O programa ABRAÇO que desenvolvemos em nossa cidade, criaram espaços de relacionamento e acolhimento que não existiam antes, mas que são imprescindíveis para atendimento aos públicos a que são dedicados. Os números, os resultados e a reação positiva das pessoas atendidas mostram o acerto de termos implantado esse programa que, com profissionais bem treinados, dão a atenção necessária às pessoas que precisam de apoio em momentos difíceis de suas vidas”, fala o prefeito Fabrício Oliveira.
ABRAÇO ao Idoso
A ação começou em 2017, com o ABRAÇO ao Idoso, que, desde seu lançamento, atendeu 3.400 pessoas que sofreram todo tipo de violência, além de proporcionar orientação jurídica, psicológica e pedidos de institucionalização, quando necessário.
O Programa ABRAÇO ao Idoso mudou o olhar do poder público em relação a população idosa que hoje conhece melhor seus direitos e pode confiar nas instituições que a auxilia.
O atendimento do ABRAÇO à Pessoa Idosa é 24h, por meio de plantão telefônico, no (47) 3363-3020 ou presencial, de segunda a sexta-feira das 13h às 19h, na Secretaria da Pessoa Idosa, situada na Rua 1822 n° 614, entre a 3ª e a 4ª Avenida.
ABRAÇO ao Servidor
Ainda em 2017, o Município entendeu que os servidores públicos também precisavam de acolhimento. Por isso, foi criado o ABRAÇO ao Servidor, que já atendeu mais de mil pessoas só em 2019, e um total de quase três mil nesses três anos. O Programa atua de duas formas: por Busca Ativa, onde os técnicos vão até o servidor já afastado; e através de acolhimento dos servidores encaminhados ou que buscam espontaneamente o apoio do programa.
O Programa oferece apoio multidisciplinar 24h aos servidores que estiverem afastados por motivos de saúde ou que precisem apoio para enfrentar situações que prejudiquem sua saúde física e emocional. Os resultados foram positivos e a demanda expressiva demonstra o quanto as pessoas precisam de atenção e acompanhamento, em decorrência do modo e do ritmo de vida imposto pela sociedade nos dias atuais.
O atendimento é realizado através do telefone (47) 99982-2104, 24h, ou na sede da Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social, que fica na Rua Itália nº 1059, Bairro das Nações.
ABRAÇO à Vida
O Programa Municipal de Apoio à Vida, presta apoio emocional e acompanhamento psicológico, com atendimento 24h, que tem o objetivo de ajudar quem estiver passando por algum problema sentimental, psicológico ou depressão. O programa adota estratégias de valorização da vida, e conta com a participação de profissionais e entidades parceiras que contribuem na superação e enfrentamento das condições adversas detectadas.
Ao todos, mais de seis mil pessoas buscaram auxílio do Programa, como a agente de serviços gerais, Eliane Gomes Rodrigues Mello. Ela conta que chegou até o Programa por indicação de uma amiga, após uma crise muito forte, há cerca de três meses. “Eu tenho depressão há mais ou menos 10 anos, e passei por um momento muito complicado. Foi quando procurei o auxílio do ABRAÇO”, relata.
“Fui acolhida com muito carinho por pessoas que me deram a mão, sem julgar o momento pelo qual eu estava passando. De lá, fui encaminhada para tratamento psicológico e conto com o apoio pelo telefone ou Whataspp 24h, além dos grupos de apoio”, fala Eliane. “Essa equipe é formada de anjos que ajudam em nossas vidas”, agradece.
Em abril de 2019, foi criado o projeto-piloto ABRAÇO à Vida nas Escolas, um prolongamento do ABRAÇO à Vida, em parceria com a Guarda Municipal, que leva as guarnições, junto com os cachorros do K9, às escolas municipais e estreitam os laços com as crianças. Em pouco mais de um mês, todas as escolas já foram visitadas.
O Programa, que faz parte da Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social, funciona 24h pelo telefone (47) 99982-2322, para ligações e Whatsapp. No material de divulgação, um QR code direciona diretamente para o contato. O atendimento presencial é em dois polos:: o Espaço Família, na Rua Itália, 1059, Bairro das Nações, que atende das 7h às 19h; e no Programa de Acolhimento e Inclusão Social (PAIS), situado na Rua Bom Retiro, 1251, Bairro dos Municípios, das 8h às 12h e das 13h às 18h. Grupos de apoio focais, com profissionais especializados para reuniões semanais também estão disponíveis.
ABRAÇO Animal
O ABRAÇO Animal foi lançado em fevereiro deste ano e visa proteger, resgatar e cuidar de animais vulneráveis e machucados, que não possuem tutores. O programa é uma realização do Conselho Municipal de Proteção Animal (COMPA) em parceria com Prefeitura, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM).
Desde seu lançamento, a ONG Viva Bicho acolheu 288 animais domésticos em situação de vulnerabilidade, e o Complexo Ambiental Cyro Gevaerd (Zoológico) recebeu 125 animais silvestres, que são devolvidos à natureza após tratamento.
Para acionar o ABRAÇO Animal basta ligar à Central 153. Os atendimentos são realizados pela Guarda Municipal.
ABRAÇO à Mulher
O mais recente ramos do Programa Abraço a ser lançado foi o ABRAÇO à Mulher, lançado no mês de abril deste ano, que criou uma nova ferramenta para a proteção das mulheres vítimas de violência, prestando atendimento 24h, com assistência jurídica, acompanhamento psicológico, encaminhamentos a rede de apoio e a grupos focais.
Os números são surpreendentes: 24 mulheres foram atendidas pessoalmente na Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social, onde a maior parte das queixas foi por violência física, psicológica e moral. Além disso, 35 mulheres entraram em contato pelo telefone ou Whatsapp.
Os atendimentos são anônimos e as mulheres recebem atendimento psicológico e são encaminhadas para Casa de Passagem, Hospital Ruth Cardoso, retornam para suas cidades de origens, dentre outras ações para retirar as vítimas dessa situação.
A Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social, na Rua Itália, nº 1059, Bairro das Nações, é o local onde são realizados os atendimentos e, também, pelo telefone (47) 9998-21906.
___________________
Informações Adicionais:
Secretaria de Gestão Administrativa
(47) 3267-7003
Diretoria de Comunicação
Jornalista: Gabriella Belle
Fotos: Ana Sguário/Arquivo
(47) 3267-7022
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu
FOTOS
![](https://www.bc.sc.gov.br/arquivos/imprensa/galeria/VT6AZ8TB.jpg)
![](https://www.bc.sc.gov.br/arquivos/imprensa/galeria/WD8NE3JA.jpg)
![](https://www.bc.sc.gov.br/arquivos/imprensa/galeria/GB7WC7RC.jpg)
![](https://www.bc.sc.gov.br/arquivos/imprensa/galeria/EB6RJ8GX.jpg)
![](https://www.bc.sc.gov.br/arquivos/imprensa/galeria/TP3EN4UB.jpg)
![](https://www.bc.sc.gov.br/arquivos/imprensa/galeria/TZ3UT3QA.jpg)
![](https://www.bc.sc.gov.br/arquivos/imprensa/galeria/JD3KV8UW.jpg)
![](https://www.bc.sc.gov.br/arquivos/imprensa/galeria/EG5QQ5HG.jpg)