10.05.2019 - 14:00h
Diretoria Administrativa da Emasa se reúne com integrantes do Observatório Social
A Diretoria Administrativa da Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa) recebeu na tarde desta quinta-feira (9), integrantes do Observatório Social para estreitar relações e esclarecer dúvidas da entidade, que existe em Balneário Camboriú há seis anos.
O diretor Geral da Emasa, Douglas Costa Beber, apresentou a equipe e se colocou à disposição para responder os questionamentos e todas as informações necessárias. “Sabemos da importância do Observatório Social e respeitamos sua atuação, inclusive, assim como acontece na Prefeitura, convidamos a entidade para participar dos processos licitatórios da Autarquia e se reunirem com a equipe técnica para conhecer melhor todos os projetos e trabalhos”, colocou Douglas.
Além de questionamentos pontuais, o presidente do Observatório Social, Edison Bayord Dahier Alvez, pediu informações sobre a gestão de materiais, projetos relacionados ao abastecimento de água, saneamento e as novas legislações sanitárias em vigor. Também foi abordado pelos integrantes da entidade, sobre a despoluição do Rio Marambaia e a situação do Rio Camboriú.
Foram apresentados de forma resumida, pela equipe da Emasa, alguns projetos e ações que estão em andamento. Douglas falou das opções a curto, médio e longo prazo na questão do abastecimento de água em Balneário Camboriú, para avaliar as medidas que serão tomadas. “Já temos o projeto do Parque Inundável, iremos reavaliar um para a captação do Rio Itajaí Mirim e a possibilidade de iniciarmos uma discussão sobre reuso da água, para que possamos avançar nesse tema que tanto nos aflige - a água”.
Na questão do saneamento, mencionou a implantação da rede coletora de esgoto em bairros que não eram contemplados. Atualmente a cidade possui 95% de rede, porém nem todos os imóveis são conectados, por isso, a atuação intensificada do Programa Se Liga na Rede, com as vistorias e lacres, principalmente na bacia do Rio Marambaia e ainda, as novas legislações sanitárias que irão atuar nas ligações irregulares de esgoto. Explicou sobre o emissário, a nova rede de esgoto que irá reduzir significativamente o volume de esgoto da rede atual (defasada – 1985). As licitações dos materiais já foram homologadas e a licitação para contratação da empresa está em andamento. Também informou sobre os pedidos feitos ao Instituto do Meio Ambiente (IMA) de ações para auxiliar na despoluição do Rio Marambaia e a possibilidade dos testes com nanobolhas e o projeto de Jardins Filtrantes, desenvolvido em parceria com a Univali.
“Agradecemos a receptividade e oportunidade em podermos conhecer um pouco mais o trabalho da Emasa e todos os projetos em andamento, e podermos tirar as dúvidas sobre vários assuntos referentes a Autarquia, que muitas vezes éramos questionados e não tínhamos o conhecimento devido”, disse o presidente do Observatório, Edison.
Informações Adicionais:
Emasa
(47) 3261-0000
Diretoria de Comunicação
Jornalista: Renata Furlanetto
Fotos: Bruna Bertoldo
(47) 3267-7197
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
www.instagram.com/prefeiturabalneariocamboriu
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu
FOTOS


