02.05.2019 - 16:29h
Álbum patrocinado pela LIC homenageia a cultura litorânea
O violonista Thales Nunes e o Duo Backer, formado pela cantora Rafaela Backer e pela violonista Marcela Backer, lançaram o álbum Suíte Caiçara. Patrocinado pela Lei de Incentivo à Cultura de Balneário Camboriú (LIC), o álbum é o resultado de três anos de pesquisa sobre as manifestações culturais litorâneas, com ênfase no fandango caiçara.
O álbum já está disponível nas principais plataformas digitais do mundo e pode ser ouvido neste link.
“A manifestação (cultural litorânea) inclui não só a música e a dança, mas também a construção de instrumentos e os hábitos cotidianos”, comenta Marcela Backer.
Gravado nos estúdios Café Maestro, Suíte Caiçara é o segundo álbum dos artistas e tem dez faixas. O trabalho conta com os violões de Thales Nunes e Marcela Backer, voz de Rafaela Backer e participação de Duda Cordeiro no contrabaixo.
Suíte Caiçara nasceu do desejo dos músicos de unir influências musicais da carreira deles em uma única produção. Oriundos do litoral de São Paulo, Thales, Marcela e Rafaela sempre tiveram interesse pela cultura caiçara e manifestações musicais do fandango, tradicional no sul e sudeste do Brasil.
Complementando o projeto do álbum, o trio ainda fez uma pesquisa sobre os músicos atuantes em Balneário Camboriú e região que trabalham gêneros e estilos musicais que representam a cultura do litoral catarinense. Como resultado, Suíte Caiçara é composto por músicas inspiradas em danças do fandango caiçara do litoral de São Paulo e nas influências adquiridas pelos compositores em Santa Catarina. “Este trabalho não é a representação autêntica destas manifestações culturais, tampouco se constitui em uma releitura ou arranjo. É sim uma inspiração nesta música que tanto admiramos e respeitamos. Uma homenagem”, ressalta Rafaela Backer.
Segundo Thales Nunes, a pesquisa feita para o álbum contribuiu também para que os músicos compreendessem a própria identidade e o imaginário poético por meio das raízes deles, pois a cultura catarinense se assemelha muito à caiçara. “Quisemos unir elementos dessa cultura, principalmente do fandango caiçara, com a composição musical dos séculos XX e XXI”, relata.
Em março, os músicos apresentaram algumas canções do Suíte Caiçara e falaram sobre a experiência da pesquisa e o processo criativo em três concertos gratuitos.
____________________
Informações Adicionais:
Fundação Cultural de Balneário Camboriú
(47) 3366-5325
Diretoria de Comunicação
Jornalista: Silvana de Castro (com informações da assessoria de comunicação da Café Maestro)
Foto: Divulgação
(47) 3267-7022
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu