26.04.2019 - 17:43h
Capacitações do HMRC levam informação às gestantes
A equipe da Maternidade do Hospital Municipal do Ruth Cardoso está em constante atualização e capacitação. Um exemplo, a oficina “Autonomia da Mulher na Saúde Materna”, que ocorreu na manhã de sexta-feira (26).
Durante o encontro, foram apresentados dados referente a pesquisa realizada pela enfermeira, Kelly Stefanes, sobre o atendimento na maternidade do HMRC. “Esses dados servem para orientar os profissionais na forma como podem agir com as gestantes e seus bebes, aumentando a qualidade no nosso serviço”, explica a coordenadora da maternidade e do centro obstétrico do HMRC, Tatiana Assis.
Um dos dados que mais chama a atenção foi das mulheres que optaram pelo parto cesariano. “41% fez essa escolha e percebemos que é baseada nas experiências que tiveram em partos anteriores, onde não se sentiram acolhidas em um momento que deveria ser de felicidade”, reflete Tatiana.
“Aqui no Ruth, oferecemos a experiência do parto normal de forma respeitosa, em que devolvemos a autonomia do corpo da mulher. Nós ofertamos o conhecimento para que as gestantes não tenham medo do parto normal e haja uma mudança de paradigmas”, explica a coordenadora.
A enfermeira obstétrica, Carla Rafaela Fuzinatto, afirma que somente com a formação continuada é possível melhorar o atendimento e, mais que isso, fornecer informação às grávidas. “Percebemos que elas tem pouco conhecimento sobre a gestação, como vai proceder com o parto, o que pode ou não fazer no pré e pós, e com as capacitações, podemos sanar essas dúvidas, além de dar um feedback melhor aos pacientes”, diz.
Em 2019, os profissionais receberam capacitações sobre aleitamento materno, conhecimento de partograma, liderança, dentre outros assuntos.
270 bebês por mês
Em média, 270 crianças nascem no Hospital Municipal Ruth Cardoso todos os meses. Somente na quinta-feira (25), 13 bebês vieram ao mundo na unidade.
Os papais Ariane Favero e Jossiel Ferreira de Santana ficaram surpresos com o nascimento do pequeno Henrique. “Eu nunca tinha visto um bebê nascer dentro da bolsa, como o meu”, comenta Ariane. Ela foi o segundo parto empelicado na semana, ou seja, o bebê nasceu envolvido no saco amniótico, que costuma se romper antes do parto.
“A equipe foi muito atenciosa comigo e com minha família durante toda a operação”, conta o papai Jossiel. Henrique nasceu com 3,200 kg e 48cm.
Jessica Farias e Samuel Marques da Silva vieram de Itapema para o nascimento do João Miguel. “Meu parto foi muito rápido. Esse foi minha segunda gestação e ambos nasceram de parto normal”, conta a mamãe.
“Foi muito emocionante acompanhar o nascimento do meu filho de perto”, fala Samuel. O pequeno nasceu com 3.490 kg e 50cm.
___________________
Informações Adicionais:
Secretaria de Saúde
(47) 3261-6200
Diretoria de Comunicação
Jornalista: Gabriella Belle
Foto: Divulgação HMRC/ Gabriella Belle
(47) 3267-7197
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu
FOTOS





