05.04.2019 - 15:18h
Relatório de Balneabilidade desta semana traz mesmo resultado do IMA
O relatório de balneabilidade das praias de Balneário Camboriú referente a coleta da última quarta-feira (03), feita pelo Freitag Laboratórios Ltda traz o mesmo resultado da coleta feita no dia 02 de abril, pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA), com apenas um ponto considerado impróprio para banho - o Pontal Norte, na Praia Central (com exceção da Lagoa de Taquras que possui monitoramento específico feito pela EMASA). Na coleta do Freitag, dos 15 pontos analisados, 14 pontos estão próprios para banho. O relatório atualizado está disponível no site da Emasa: www.emasa.com.br/analises.
Os 15 pontos analisados são: Estaleirinho, Estaleiro, Taquaras (em frente ao ponto de ônibus e em frente à Escola Municipal), Laranjeiras, Frente a Rua 4009 - Pontal Sul, Rua 4000, Rua 3500, Rua 3000, Rua 2500, Rua 2000, Rua 1400, Rua 51, Rua 1001, Pontal Norte.
Desde o dia 20 de março, as coletas feitas pelo laboratório Freitag voltaram a ser semanais, sempre às quartas-feiras. Do dia 1º de fevereiro até o dia 15 de março de 2019, as coletas foram realizadas três vezes por semana, em razão da temporada e maior fluxo de pessoas.
O laboratório Freitag - credenciado pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) e acreditado no INMETRO - é contratado pela Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA), em cumprimento ao TAC com o Ministério Público para analisar a qualidade da água das praias, desde março de 2018.
Lagoa de Taquaras
A Lagoa de Taquaras, na Praia de Taquaras, possui um monitoramento específico realizado quinzenalmente pelo laboratório Beckhauser & Barros - também credenciado no IMA e acreditado no Inmetro. A Lagoa sempre foi um ponto de balneabilidade negativo, porém, o processo para despoluição começou com a desativação da Estação de Tatamento de Esgoto (ETE) de Taquaras. A estação considerada ineficiente, era uma das responsáveis pela poluição da Lagoa de Taquaras. Agora, o esgoto está sendo levado para a ETE do Bairro Nova Esperança, onde há capacidade necessária para proceder o tratamento adequado de esgoto.
O monitoramento segue quinzenal pelos próximos meses para verificar a necessidade de novas ações dentro das tecnologias disponíveis, para ser aplicada na Lagoa, com objetivo da total despoluição.
Informações Adicionais:
Emasa
(47) 3261-0000
Diretoria de Comunicação
Jornalista: Renata Furlanetto
Foto: Arquivo PMBC e Emasa
(47) 3267-7197
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu
FOTOS




