03.04.2019 - 17:08h
Biblioteca e Arquivo Histórico reabrirão parcialmente a partir de 22 de abril
A Biblioteca Municipal Machado de Assis e o Arquivo Histórico de Balneário Camboriú, atingidos por uma forte chuva em janeiro, reabrirão parcialmente a partir de 22 de abril. A decisão de reabrir o local foi tomada pela Fundação Cultural após a Defesa Civil liberar o piso térreo do prédio para atendimento público.
A biblioteca retornará com empréstimos de livro e consultas ao acervo. O Telecentro da biblioteca funcionará com três estações e impressora, com tempo de utilização individual de 30 minutos. O recebimento de doação de livros está suspenso por tempo indeterminado.
No Arquivo Histórico, o acervo de fotos e documentos digitalizados poderá ser acessado. É aconselhado que o usuário leve uma mídia removível (pendrive, por exemplo) para salvar os materiais que lhe interessarem.
A biblioteca e o arquivo histórico estão fechados desde 14 de janeiro devido a estragos causados pela chuva. Problemas de infiltração no telhado e paredes, rede elétrica e piso fizeram com que os serviços disponibilizados no prédio onde ambos funcionam fossem interrompidos para evitar riscos aos frequentadores e ao acervo.
“A reabertura da Biblioteca e do Arquivo Histórico é muito importante para a comunidade, mesmo que ambos não estejam 100%. São dois órgãos públicos que auxiliam nos estudos, lazer e descrevem a história da nossa cidade”, comenta a coordenadora de Memória, Patrimônio e Informação da Fundação Cultural, Ana Flávia Martins Machado.
Reforma começará pelo telhado
Em março, a Administração Municipal abriu licitação para contratar empresa especializada para a execução da reforma da cobertura do prédio. O prazo para cadastramento das empresas interessadas era até as 17h desta quarta-feira (3), e para a entrega e abertura dos envelopes é até as 9h30 de quinta-feira (4). Após a definição da empresa vencedora do processo licitatório, o prazo para a execução é de 30 dias, a contar da data da ordem de início.
Outras duas licitações serão lançadas: uma para a elaboração dos projetos da parte elétrica, pisos, gesso e caixa d’água e outra para a execução desses projetos. Os demais serviços dos dois órgãos serão oferecidos ao público após a conclusão das obras, como disponibilidade de áreas de estudo e consulta aos acervos de periódicos, obras raras, multimeios e referência (enciclopédias). Alguns acervos estão sendo preparados para atender especialmente na fase de obra, como o espaço da Biblioteca Infantil.
“Temos muito trabalho pela frente, mas a equipe da Fundação Cultural está motivada com a reabertura para que o prédio possa servir a comunidade, mesmo que parcialmente”, disse a diretora de Artes da Fundação Cultural, Lilian Martins.
________________________
Informações Adicionais:
Fundação Cultural de Balneário Camboriú
(47) 3366-5325
Diretoria de Comunicação
Jornalista: Silvana de Castro
Foto: Celso Peixoto/ Arquivo PMBC
(47) 3267-7022
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu