28.02.2019 - 17:20h
Árvores de Balneário Camboriú são vistoriadas
A Secretaria do Meio Ambiente (Semam) e a Defesa Civil realizam vistorias em árvores de Balneário Camboriú semanalmente. O trabalho ocorre nas terças-feiras e visa identificar espécies com risco de queda.
Conforme o analista ambiental da Semam, Tilyan Enriquez, as árvores que passam por vistoria são aquelas que a população informa à Defesa Civil ou as que a Semam tem conhecimento sobre a possibilidade de caírem. Quando o risco de queda é iminente, é feita notificação em campo, com deferimento de corte. Em área particular, o proprietário fica ciente na hora. Já em área pública, o pedido de corte é encaminhado via Defesa Civil ao Departamento de Paisagismo, da Secretaria de Obras, com o parecer técnico que o analista ambiental elabora.
“Muitas árvores já estão na fase final do ciclo vital e merecem cuidado e acompanhamento específico. Porém, podas feitas de maneira equivocada e coroamentos (aquele espaço livre na volta da árvore, de extrema importância para que elas absorvam nutrientes) fechados com cimento pela própria população aceleram esse processo e podem trazer prejuízos enormes à condição fitossanitária delas, trazendo também risco de queda a curto e médio prazo”, comenta o analista ambiental.
Os moradores que suspeitarem de árvores com risco de queda podem contatar a Defesa Civil pelo fone (47) 3268-3133.
________________________
Informações Adicionais:
Secretaria do Meio Ambiente
(47) 3363-7145
Defesa Civil
(47) 3263-0190
Diretoria de Comunicação
Jornalista: Silvana de Castro
Foto: Celso Peixoto e Arquivo PMBC
(47) 3267-7022
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu