21.02.2019 - 16:39h
Documentário Cidades Afetivas será exibido em frente ao Teatro Municipal neste domingo
A pré-estreia do documentário “Cidades Afetivas” será neste domingo (24), às 20h, ao ar livre, na praça em frente ao Teatro Municipal Bruno Nitz. Patrocinado pela Lei Municipal de Incentivo e Fomento à Cultura (LIC) de Balneário Camboriú e produzido pela produtora Kochefilmes, o documentário terá exibição gratuita.
Seguindo a reflexão do escritor italiano Italo Calvino no livro “As Cidades Invisíveis”, o qual propõe que toda pessoa traz na imaginação uma cidade, o documentário explora a conexão que cinco artistas possuem com Balneário Camboriú. Os personagens do documentário são a artista visual Luciana Siebert, o compositor e pianista Gandhi Martinez, a produtora cultural e de moda sustentável Carola Santos, o fotógrafo Humberto Furtado e o ilustrador e tatuador Gabriel Foltz. Todos mantêm uma relação com a cidade, e o documentário mostra como isso afeta a produção artística e identidade deles.
Para os diretores do documentário, Junior Köche e Nanashara Piazentin Gonçalves, a arte e os artistas influenciam e são influenciados pela identidade da cidade. “Os símbolos, a cultura e o modo de ser, tudo se reflete no inconsciente artístico, e é isso que buscamos representar no documentário: as memórias sobre a cidade e como cada pessoa a sente de maneira diferente”, diz Nanashara.
Como contrapartida do projeto cultural aprovado na LIC, será produzida uma websérie com cinco episódios de cinco minutos que será lançada em breve, com acesso gratuito via canal oficial no YouTube.
Os diretores pretendem, posteriormente, seguir retratando outros artistas em diferentes cidades, criando uma série. Para concretizar essa ideia, a equipe de produção buscará novas formas de financiamento, e o documentário produzido em Balneário Camboriú será fundamental nesse processo. Para a produtora executiva do documentário, Elaine Calove, o desdobramento em série ampliará o alcance do recurso público investido no projeto “Cidades Afetivas” ao possibilitar que mais pessoas tenham acesso ao produto cultural resultante do documentário.
AGENDE-SE
O que: pré-estreia do documentário “Cidades Afetivas”
Quando: domingo (24), às 20h
Onde: praça em frente ao Teatro Municipal Bruno Nitz (Avenida Central, esquina com a Rua 300, Centro)
Quanto: Gratuito
Classificação indicativa: Livre
Para acompanhar as novidades sobre o projeto:
Facebook: @seriecidadesafetivas
Instagram: @cidadesafetivasdoc
________________________
Informações Adicionais:
Fundação Cultural de Balneário Camboriú
(47) 3366-5325
Elaine Calove – Produtora executiva do documentário
(47) 99948-8351
Diretoria de Comunicação
Jornalista: Silvana de Castro (com informações da assessoria de imprensa do projeto “Cidades Afetivas”)
Foto: Felipe Gallarza/Divulgação
(47) 3267-7022
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu
FOTOS
![](https://www.bc.sc.gov.br/arquivos/imprensa/galeria/GM7HG5HC.jpg)
![](https://www.bc.sc.gov.br/arquivos/imprensa/galeria/GH5QQ9DJ.jpg)
![](https://www.bc.sc.gov.br/arquivos/imprensa/galeria/FC2ZZ7QN.jpg)
![](https://www.bc.sc.gov.br/arquivos/imprensa/galeria/DH7FU2AK.jpg)