28.11.2018 - 17:16h
CTA prepara ações em alusão ao Dezembro Vermelho
Após a ação de testagem e aconselhamento realizada em parceria com o projeto Escolhas e Univali dentro do campus Balneário Camboriú e da participação no “BC + Saúde para Você”, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da cidade está preparando algumas ações em referência ao Dezembro Vermelho, mês de prevenção da AIDS. Nesta sexta-feira (30), uma ação em casas noturnas, bares e baladas da cidade vai orientar sobre o tema e o tratamento da doença.
Na véspera do Dia Mundial da Luta conta a AIDS, que ocorre em 1° de dezembro, equipes de prevenção do CTA entregarão kits com folderes alusivos ao tema e preservativos, além de darem orientações. “A ação em casas noturnas ocorre durante todo o ano e faz parte do nosso projeto chamado Ritmo de Prevenção, voltado para a prevenção em HIV/AIDS, Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e Hepatites Virais, contemplando também profissionais do sexo e Home – PS (saunas)”, disse a psicóloga coordenadora do CISS/CTA, Jacheline Hoffmann.
Dentre as ações também estão os mutirões de realização de testes rápidos para HIV, Hepatites Virais e Sífilis, que ocorrerão em unidades de saúde. Três unidades realizarão os testes no período noturno, sem a necessidade de agendamento prévio, ao longo de todo o Dezembro Vermelho: UBS Vila Real, UBS Municípios e UBS Nações. O teste rápido também pode ser feito nas outras Unidades Básicas de Saúde da Cidade e no próprio CTA, mediante apresentação de documentos de identificação. O teste é gratuito, sigiloso e demora aproximadamente de 30 a 40 minutos para a emissão do resultado.
Balneário Camboriú assinou, neste ano, a Declaração de Paris, que tem como objetivo de atingir as metas 90- 90-90 até 2020: 90% das pessoas que vivem com HIV sabendo que têm o vírus; 90% das pessoas diagnosticadas com HIV recebendo tratamento; e 90% das pessoas em tratamento antirretroviral com carga viral indetectável, de acordo com a declaração. Por isso, ações de prevenção na cidade são importantes para a contribuição e o fomento do compromisso de mobilização de recursos da saúde pública para a causa.
Sobre o Dia Mundial da Luta Contra a AIDS
Há 30 anos, no dia 27 de outubro de 1988, a Assembleia Geral da ONU e a Organização Mundial de Saúde instituíram o dia 1º de dezembro como o Dia Mundial de Luta contra a AIDS. Cinco anos após a descoberta do vírus causador da aids, o HIV, 65,7 mil pessoas já tinham sido diagnosticadas com o vírus, e 38 mil já tinham falecido.
No Brasil, 92% das pessoas em tratamento já atingiram esse estado de estarem indetectáveis. Essa conquista, se deve ao fortalecimento das ações do Ministério da Saúde, por meio do DIAHV, para ampliar a oferta do melhor tratamento disponível para o HIV. Exemplo disso, é que o país incorporou o dolutegravir como medicamento de primeira linha para tratar os pacientes.
Acesse www.aids.gov.br e saiba mais sobre a Aids e suas formas de prevenção e tratamento.
Fonte: Ministério da Saúde
_______________________
Informações Adicionais:
Secretaria de Saúde
Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA)
(47) 3363-6741
Diretoria de Comunicação
Estagiária de Jornalismo: Beatriz Nunes
Fotos: Divulgação/Ministério da Saúde
(47) 3267-7197
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
www.instagram.com/prefeiturabalneariocamboriu
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu
FOTOS
![](https://www.bc.sc.gov.br/arquivos/imprensa/galeria/GC6TG7AR.jpg)