26.10.2018 - 17:12h
Defesa Civil nas Escolas realiza último módulo e organiza atividades práticas
Nesta quarta-feira (24) ocorreu no Centro Educacional Municipal Governador Ivo Silveira o 5º encontro do programa Defesa Civil nas Escolas, incluindo o CEM Tomaz Francisco Garcia e desta vez com participação presencial do CEM Professor Antônio Lúcio. O programa é uma parceria entre a Defesa Civil Estadual e Municipal, Secretaria de Educação e Instituto Federal Catarinense (IFC) e AMFRI, buscando aproximar os alunos, professores e a comunidade dos conhecimentos de defesa civil.
Nesta edição, os alunos trabalharam o último módulo do projeto, criando núcleos escolares ativos nas escolas participantes para que atuem como multiplicadores dos conhecimentos para os próximos anos. Os núcleos são compostos por: presidente, vice-presidente, secretário, comunicação e facilitadores – diretor e professor da respectiva instituição de ensino que irão mediar as necessidades e auxiliar conforme puderem. ‘’A ideia do núcleo escolar é como se houvessem agentes de defesa civil mirins que pensem e apliquem dentro das escolas os princípios da proteção e defesa civil’’, explicou o diretor da Defesa Civil de Balneário Camboriú, Fabrício Melo.
Durante o encontro os alunos e professores também realizaram a continuação do jogo de RPG desenvolvido pelo IFC que usa uma narrativa compartilhada onde os jogadores (alunos) são as únicas pessoas capazes de salvar o mundo. A adaptação serve para criar maior simplicidade e favorecer a intuição para o funcionamento do jogo, trabalhando a criatividade para solução de problemas, agindo sob pressão, gerenciando recursos e planejamento, além de conceitos como aceitação das opiniões diversas. O próximo encontro está programado para o dia 22 de novembro, ocorrendo durante a semana memorial aos dez anos da enchente de 2008, e em conjunto com o seminário de Defesa Civil que acontecerá no Centreventos de Itajaí. Haverá transporte para as três escolas ao seminário.
“O encontro de ontem foi muito produtivo e legal. Pudemos ter a experiência de fazer o trabalho tentando achar soluções pra um problema que o Leandro da Defesa Civil lançou e assim entender mais ou menos o trabalho deles. Esse trabalho está sendo muito legal de desenvolver, mais contato com a realidade da Defesa Civil dentro da escola e passar isso para os alunos, pais e comunidade’’, disse a professora do CEM Professor Antônio Lúcio, Ingrid Alves Pereira.
Os alunos também foram lembrados sobre o concurso de desenhos relacionados às enchentes, a exposição fotográfica, a simulação de evacuação escolar e sua formatura. No dia 13 de novembro, às 16h, organizados pelo Corpo de Bombeiros e pela Defesa Civil, as escolas participantes realizarão simultaneamente uma evacuação emergencial. Já foram realizados levantamentos gerais, analisados os principais pontos e características das escolas, dificuldades, como é a saída dos alunos e qual será o ponto de encontro. Os organizadores também farão uma capacitação para os funcionários das escolas para que o exercício seja realizado. Um engenheiro de segurança do município está elaborando mapas para as rotas de fuga.
______________________
Informações Adicionais:
Secretaria de Educação
(47) 3363-7144
Secretaria de Segurança
(47) 3263-0190
Diretoria de Comunicação
Estagiário de Jornalismo: Victor Loja
Foto: Divulgação
(47) 3267-7197
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
www.instagram.com/prefeiturabalneariocamboriu
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu
FOTOS

