11.06.2018 - 15:26h
"E se eu fosse você?" vira projeto da Educação Infantil
Você já se colocou no lugar de outra pessoa? Já tentou vivenciar situações comuns para cadeirantes, deficientes visuais, obesos, negros? Há cerca de dois anos crianças de 03 e 04 anos do Núcleo de Educação Infantil Odácia Tereza Damázio são estimulados a se colocar no lugar de outra pessoa e assim aprender sobre diversidade e respeito ao próximo. O projeto criado pelas professoras Sandra Eliane Runke Santos e Suélen Mateus Albini da Silva deu tão certo que agora será ampliado para toda a Educação Infantil. Valores como empatia, solidariedade e respeito, que já são trabalhados nos núcleos e escolas, serão abordados com ainda mais intensidade, por meio do projeto que agora é institucional.
Já iniciaram as formações de professores multiplicadores. Materiais educativos ilustrados como livros, fantoches e imagens são usados na apresentação do projeto como base para que professores possam exemplificar os valores às crianças em sala de aula. O objetivo é reconhecer a diversidade que há em vários aspectos relacionados ao ser humano, valorizando as diferenças e compreendendo que são as mesmas que nos tornam únicos. A Secretaria de Educação compreende que o Projeto é de extrema importância, pois irá contribuir tanto para o desenvolvimento integral da criança, como também para a formação de uma sociedade mais humanizada e justa.
“Essas ações serão ainda mais positivas para o futuro das nossas crianças, da nossa sociedade, ao promover momentos de satisfação nos relacionamentos, dar impulso à habilidade de superar as adversidades, de lidar com diferenças e com os conflitos da vida e trazer benefícios na saúde física e emocional”, disse a diretora do Departamento de Educação Infantil, Mirella Padilha.
Em agosto os professores multiplicadores do projeto participarão de um grupo focal, e em novembro, haverá a socialização das ações desenvolvidas ao longo do tempo de duração do projeto em todos os Núcleos de Educação Infantil de Balneário Camboriú.
PROJETO RECONHECIDO INTERNACIONALMENTE
O projeto “E se eu fosse você?” é um case de sucesso internacional. Em março do ano passado ele foi apresentado no III Colóquio Franco-Latinoamericano de Pesquisa sobre Deficiência, em Porto Alegre.
Já em novembro, o projeto foi o vencedor do Prêmio Ana Moreira de Educação Transformadora, entregue durante o Congresso Catarinense de Educação (CONCATE), em Itajaí.
Para acompanhar algumas ações do projeto, acesse a página do "E se eu fosse você" no Facebook.
________________________
Informações Adicionais:
Secretaria de Educação
(47) 3363-7144
Diretoria de Comunicação
Estagiária de Jornalismo: Beatriz Nunes
Fotos: Arquivo SEDUC
(47) 3267-7197
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
www.instagram.com/prefeiturabalneariocamboriu
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu