24.05.2018 - 17:01h
SEMAM concluiu plano de trabalho para o Bandeira Azul
A Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM) concluiu a elaboração do plano de trabalho que objetiva o cumprimento dos 34 requisitos para que as praias de Taquaras, Estaleiro e Estaleirinho possam ter a bandeira do Programa Bandeira Azul hasteada.
As três praias estão inscritas na fase piloto do Bandeira Azul, que é um programa internacional de certificação ambiental para praias e marinas.
Entre as ações que constam no plano de trabalho, está o cumprimento da etapa documental e burocrática. Até esta sexta-feira (25), a SEMAM tem de enviar 19 anexos referentes aos quatro principais temas abordados pelo Bandeira Azul (Informação e Educação Ambiental, Segurança e Equipamentos, Qualidade de Água e Gestão Ambiental) e um questionário preenchido para cada uma das praias. Os documentos serão avaliados pelo júri que concede a certificação.
"Essa fase mais burocrática e tipicamente administrativa é de extrema importância e necessita total atenção da Secretaria, pois nela constam todas as informações das praias inscritas na fase piloto, informações obtidas com os diagnósticos realizados. É por meio dessas documentações que o júri avaliador terá o primeiro contato com as três praias, então precisa estar tudo muito regularizado e organizado", explica a diretora de Fitoterapia e coordenadora de Projetos Especiais da SEMAM, Nayara Miotto Hirsch.
A próxima etapa será a execução, por parte do Município, das obras de infraestrutura nas três praias, como a construção de banheiros, passarelas, postos guarda-vidas, esteiras removíveis para a acessibilidade de pessoas com necessidades especiais, instalação de chuveiros, entre outras obras indicadas na fase de diagnóstico das praias.
O resultado da classificação das praias deve ser divulgado em novembro de 2018.
Programa existe na Europa desde 1987
Com o propósito de elevar o grau de conscientização dos cidadãos e dos tomadores de decisão para a necessidade de se proteger o ambiente marinho e costeiro e de incentivar ações que conduzam à resolução de conflitos existentes, o Programa Bandeira Azul teve início na Europa em 1987 (no Brasil, existe desde 2004). É uma iniciativa da Foundation for Environmental Education (FEE) – Fundação para Educação Ambiental. No Brasil, é operado pelo Instituto Ambientes em Rede, com sede em Florianópolis.
____________________
Informações Adicionais:
Secretaria do Meio Ambiente
(47) 3363-7145
Diretoria de Comunicação
Jornalista: Silvana de Castro
Fotos: Arquivo PMBC
(47) 3267-7022
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
www.instagram.com/prefeiturabalneariocamboriu
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu