25.04.2018 - 17:48h
Balneário Camboriú realizou etapa municipal da Conferência Nacional de Educação
Profissionais da educação, pais e alunos participaram nesta quarta-feira (25) da Etapa Municipal da Conferência Nacional de Educação (CONAE), em Balneário Camboriú. O encontro reuniu representantes das redes municipal, estadual e particular; Ensino Superior e Conselho Municipal de Educação que discutiram oito eixos temáticos e elaboraram as Metas Municipais de Educação. A abertura do evento, contou com a participação do prefeito, Fabrício Oliveira.
“A educação que oferecemos aos nossos alunos têm que acompanhar as inovações tecnológicas que experimentamos hoje. Este é apenas um aspecto que deve ser observado no planejamento feito para a educação. Nesta Conferência Municipal, serão elencadas as demandas e metas que iremos levar para as etapas estadual e nacional”, disse o prefeito.
“Esse encontro é de fundamental importância, até porque ele sela aqui uma proposta democrática onde nós além de termos educadores falando sobre educação, temos comunidade, temos pais presentes falando, alunos onde todos discutiram as metas da educação. Nós partimos das Metas Municipais de Educação que estão alinhadas com o Plano Nacional e daqui saíram boas propostas para a educação”, disse a secretária de Educação, Rosangela Percegona Borba.
A CONAE visa fortalecer diálogos democráticos e promover ampla participação na definição da política educacional no país. Gestão democrática, educação e diversidade, políticas intersetoriais de desenvolvimento e educação, valorização dos profissionais da Educação estiveram dentro dos temas propostos nos eixos temáticos.
“Os debates são muito em cima do Plano Nacional da Educação, é um documento muito importante que a gente está lutando em prol da sociedade, da educação de qualidade, do crescimento da educação e da valorização”, disse o professor de história dos anos finais do CEM Antônio Lúcio, Pedro Becalli. Ele participou das discussões dos eixos que trataram das questões sociais e de meio ambiente e o da valorização do profissional de educação.
“Há dois anos eu participei do Fórum Municipal de Educação, onde nós já trabalhamos no Plano Municipal de Educação, onde a gente já discutia que deveria ter essa devolutiva das propostas feitas lá atrás. Essa conferência serve pra isso, pra fazer essa fiscalização, essa mobilização com os professores e ver que o Plano Nacional da Educação está tendo andamento”, disse o coordenador de Matemática e Informática da Secretaria de Educação, Bruno Arseno. Ele participou do Eixo VI que tratou sobre Planos decenais, SNE e políticas intersetoriais de desenvolvimento e Educação: cultura, desporto, ciência, trabalho, meio ambiente, saúde, tecnologia e inovação.
Para a vice-presidente Conselho Municipal de Educação, Jocélia Lima Gomes, a conferência é um momento democrático com a participação de diferentes segmentos que tratam da educação. “Ele vem ao encontro do que a gente faz no Conselho Municipal de Educação, porém aqui num patamar mais importante porque aqui se discute realmente o que vai acontecer no futuro do nosso país no que diz respeito à educação”. Jocélia participou do Eixo IV que abordou os Planos decenais, SNE e democratização da Educação: acesso, permanência e gestão.
_______________________
Informações Adicionais:
Secretaria da Educação
(47) 3363-7144
Diretoria de Comunicação
Jornalista: Soraya Bogarim
Fotos: Ivan Rupp / Celso Peixoto
(47) 3267-7022
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
www.instagram.com/prefeiturabalneariocamboriu
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu
