24.04.2018 - 14:51h
Secretaria de Saúde irá vacinar alunos da Secretaria da Pessoa Idosa
A partir desta quarta-feira (25) o Núcleo de Atenção ao Idoso (NAI) irá até a Secretaria da Pessoa Idosa para imunizar contra a Influenza os alunos que frequentam as oficinas do local. A parceria faz parte das ações do Município para atingir a meta da 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. A vacinação na Secretaria da Pessoa Idosa será das 13h30 às 17h, e seguirá todas as quartas-feiras do mês de maio (dias 02, 09, 16, 23 e 30).
A meta estipulada pelo Estado para Balneário Camboriú é vacinar 13.381 idosos. Somente no Posto Central, no primeiro dia de campanha, foram aplicadas 868 doses de vacina em idosos e demais público-alvo da vacinação. “Serão levadas cerca de 500 doses por dia para a Secretaria da Pessoa Idosa. Além dos alunos, se algum idoso da região quiser ir até o local para se imunizar, também será recebido”, contou o coordenador do NAI, Vinícius Lacerda Pinto.
Campanha de Vacinação contra a Influenza
Todas as Unidades de Saúde de Balneário Camboriú estão vacinando contra a Influenza. Na cidade, devem ser aplicadas 32.094 doses da vacina. Pessoas com mais de 60 anos, crianças de seis meses aos menores de cinco anos, trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), portadores de doenças crônicas, pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas - e os funcionários do sistema prisional são público-alvo da campanha.
A vacinação seguirá até 1º de junho, sendo sábado (12 de maio), o Dia D da vacina. A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Essa definição também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.
Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais também devem se vacinar. Este público deve apresentar prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) deverão se dirigir aos postos em que estão registrados para receberem a vacina, sem a necessidade de prescrição médica.
_______________________
Informações Adicionais:
Secretaria da Saúde
Departamento de Vigilância Epidemiológica
(47) 3363-4170
Diretoria de Comunicação
Jornalista: Soraya Bogarim
Foto: Soraya Bogarim
(47) 3267-7197
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
www.instagram.com/prefeiturabalneariocamboriu
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu
