04.04.2018 - 17:25h
Roda de Conversa promoveu troca de experiências sobre o autismo no NEI Rio das Ostras
Nesta quarta-feira (04), o NEI Rio das Ostras realizou uma roda de conversa com a comunidade escolar sobre o autismo. O encontro faz parte das ações da Secretaria de Educação em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo (02 de abril).
Mães, professores e equipe pedagógica puderam transmitir conhecimentos e compartilhar experiências que tiveram com filhos e alunos autistas, dentro e fora da sala de aula. “Já tive um aluno autista, e ele era o mais inteligente da sala. Quando a criança é tratada especificamente para a condição dela, o seu foco e interesse pelos estudos aumentam”, disse uma das professoras do NEI, Cristiane de Albuquerque.
Quem mediou a conversa foi a professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e especialista em neuropsicopedagogia, Sandra Rejane Alves. Sandra evidenciou, durante suas falas, a importância do apoio que a família dá à criança autista. “A intenção dessa roda de conversa é trazer a família para ter um entendimento, uma base do que é o autismo, como proceder com a criança autista, e entender que existem vários espectros do Transtorno do Espectro Autista – TEA. A família e a escola são fundamentais para a independência do aluno”, disse a professora.
Durante a roda de conversa, houve indicações de livros e técnicas educativas para fortalecer o processo de aprendizagem dos alunos, principalmente daqueles que estão começando a desenvolver a fala e a leitura. As técnicas se baseiam principalmente na associação de imagem e do significado que objetos e ações representam à criança. A ida regular a médicos neurologistas e o acompanhamento com fonoaudiólogos também foi destacada.
Ao todo, cinco mães de crianças autistas compareceram à roda, e deram depoimentos emocionantes da aceitação e superação que viveram e vivem a cada dia com seus filhos. “Em momentos difíceis, quando choro, minha filha limpa meu rosto e diz 'mamãe, não chora não'. E eu penso que ela é algo grandioso que Deus me deu. Não trocaria ela por nenhum outro que não tivesse o transtorno”, disse uma das mães presentes na roda, Jauana Pereira Lima.
Sobre o autismo
Conhecido como autismo, o Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio neurológico que causa algumas dificuldades nos processos de linguagem, comunicação e interação social, principalmente entre as crianças. A ocorrência é cerca de quatro vezes maior em meninos, por isso a cor que simboliza a conscientização do transtorno é azul. Apesar de não possuir cura, os tratamentos com acompanhamento médico são comprovadamente eficientes e ajudam o indivíduo a ter uma qualidade de vida melhor.
_____________________
Informações Adicionais:
Secretaria de Educação
(47) 3363-7144
Diretoria de Comunicação
Estagiária de Jornalismo: Beatriz Nunes
Fotos: Beatriz Nunes
(47) 3267-7022
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
www.instagram.com/prefeiturabalneariocamboriu
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu
