Na segunda-feira (26), os agentes da Defesa Civil de Balneário Camboriú participaram de uma ação para fiscalização de transportes de produtos perigosos em conjunto com a Defesa Civil de Itajaí e a Polícia Militar. Durante a operação, foram abordados nove veículos transportando produtos perigosos e 24 abordagens em veículos normais, resultando em 52 autos de infração de produtos perigosos e dez autos de infração de trânsito.
São considerados perigosos, produtos como líquidos inflamáveis, materiais radioativos, gases, explosivos e/ou qualquer outro material que represente risco à segurança e saúde pública ou ambiental.
De acordo com o diretor da Defesa Civil de Balneário Camboriú, Fabrício Mello, desde o ano passado integrantes do órgão participam de cursos para o transporte de produtos perigosos e desde então, participam em conjunto nas operações do Município de Itajaí, para obter conhecimentos práticos. A intenção é realizar a mesma fiscalização no Município a partir de abril. ‘"A integração com Itajaí serve para que possamos proceder com a prática correta durante as fiscalizações que pretendemos fazer em Balneário".
As diretrizes para o transporte são regulamentadas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Os condutores de veículos que transportam cargas e produtos perigosos devem ter sido aprovados no curso de Movimentação e Operação de Produtos Perigosos (Mopp) e durante o exercício devem portar a declaração de emissão da carga com as descrições corretas dos produtos; instruções escritas para uso em caso de acidente; documentação veicular, incluindo o certificado de vistoria; qualquer outra documentação e/ou licença prevista.
____________________
Informações Adicionais:
Secretaria de Segurança
(47) 3263-0190
Diretoria de Comunicação
Estagiário de jornalismo: Victor Loja
Foto: GMBC
(47) 3267-7197
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
www.instagram.com/prefeiturabalneariocamboriu
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu