09.03.2018 - 17:52h
1º BC Smart Week encerra com workshop e palestras
O último dia do 1º BC Smart Week foi repleto de atividades para os estudantes da Rede Municipal de Ensino de Balneário Camboriú. A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) recebeu nesta sexta-feira (09) os alunos da escola CEM Jardim Iate Clube para uma tarde de workshop de robótica. Os alunos interagiram com uma impressora 3D, fizeram projetos em massinhas de modelar e aprenderam sobre carrinhos de controle remoto.
Yolorrani Cristina Feliciano da Silva gostou muito da experiência e também se inspirou com as atividades. “A gente nunca teve isso na escola, é algo novo. Se um dia eu vier pra universidade é sobre isso que eu quero aprender”, contou a aluna entusiasmada. A professora de geografia no CEM Jardim Iate Clube, Elizângela Fischer, que estava acompanhando a turma no workshop ressaltou a importância dos projetos feitos pela Prefeitura com a Univali. “É muito importante até pra incentivar esses alunos a estudarem mais, a procurarem uma carreira, um ensino superior”, contou a professora. Elizângela lembrou ainda que muitos desses alunos não têm acesso à tecnologia, a não ser nas escolas e eles ficam encantados com esse tipo de atividade. “Eles se engajam de verdade e quando voltam para a aula, as oficinas viram assunto na sala”, diz Elizângela.
Ainda na programação dessa sexta-feira, houve no CEM Antônio Lúcio uma palestra na parte da manhã com o professor de inglês e sócio-fundador e franqueador da rede de idiomas Rockfeller Language Center. Logo mais a tarde, ainda no CEM Antônio Lúcio, os alunos receberam a visita de Mariana Aquilante Policarpo, responsável pelo RuralMarket. Mariana também trabalha com pesquisa e desenvolvimento na Gesalt. É graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Londrina e possui mestrado e doutorado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina.
O diretor do departamento de Assistência à Juventude (DEAJ), Douglas Aguirre, gostou do resultado do evento e ressaltou a importância do mesmo. “Quem construirá uma Balneário Camboriú inteligente são as pessoas que aqui moram, sobretudo, as mais jovens, por isso estamos promovendo uma cultura empreendedora na cidade. Ano que vem tem mais”, diz.
O secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Miro Teixeira, diz que o BC Smart Week é um projeto bacana que deve acontecer todos os anos na cidade. Miro ainda ressaltou a importância da integração das secretarias e também a importância de fomentar o conhecimento aos jovens. “Essa integração entre as Secretarias de Educação, de Inclusão Social, de Turismo e Desenvolvimento Econômico junto com a juventude é importante para estarmos fomentando a inovação, a tecnologia, o conhecimento. Isso é muito bacana”, contou o secretário.
Miro ainda fala da responsabilidade do poder público. “Acredito que o dever do poder público é esse: abrir canais de motivação, canais onde a gente possa mostrar pra criança, pro jovem, pro adolescente e até mesmo pro universitário as inovações tecnológicas. Assim eles poderão contribuir pra uma cidade mais sustentável, mais tecnológica, mais inteligente e de melhor qualidade para as pessoas morarem”, diz Miro.
O BC Smart Week encerrou nesta sexta-feira, e foi realizado em parceria com a Prefeitura de Balneário Camboriú por meio das Secretarias da Educação, Turismo e Desenvolvimento Econômico e Inclusão Social.
_____________________
Informações Adicionais:
Secretaria de Turismo
(47) 3367-8122
Diretoria de Comunicação
Estagiária de Jornalismo: Laura Testoni
Foto: Laura Testoni
(47) 3267-7197
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
www.instagram.com/prefeiturabalneariocamboriu
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu