30.01.2018 - 17:54h
Projeto ?Tecendo Vidas? reinicia nesta sexta-feira
A partir desta sexta-feira (02), às 14h, linhas coloridas voltarão a fazer parte do cenário do Núcleo de Atenção à Mulher de Balneário Camboriú (NAM). Entre trançados e laços elaborados, alunos de todas as idades poderão aprender e aperfeiçoar técnicas que podem ser usadas até mesmo como fonte de renda através do Projeto Tecendo Vidas, idealizado para os moradores que se interessam por trabalhos manuais como crochê e tricô.
Os resultados do aprendizado beneficiam não só os envolvidos nos grupos das atividades, mas também pessoas carentes. Segundo a psicóloga do NAM, Ildamar Pereira, com o projeto, doações começaram a ser efetuadas. “Nós recebemos doação de linhas tanto de pessoas que não participam do grupo como das que participam. Toda essa doação é revertida em roupinhas para bebês que são destinadas à mães carentes”, diz. Todas as roupas e artigos feitos para a doação são encaminhados para uma assistente social, que por sua vez, as encaminha para os destinatários.
Além dos gestos caridosos, atividades como essa contribuem também para a melhora da autoestima dos participantes, já que promovem a interação entre pessoas que, muitas vezes, sofrem com a solidão. A dona de casa Ezelaide Ângela da Silva, por exemplo, começou a participar do grupo no início do ano passado. Segundo ela, a atividade semanal a faz se sentir realizada. “Eu vivia dentro de casa cuidando do meu esposo. Um dia uma amiga me falou desse curso e após ir lá para ver como funcionava, eu gostei muito. Volto contente para casa pois lá eu ensino e aprendo. Tenho o prazer de ir para ajudar as pessoas necessitadas com as doações também”, conta.
Para a psicóloga Ildamar, tricotar, por ser uma atividade prazerosa, auxilia a desfocar dos problemas do dia a dia, resultando em um maior equilíbrio interno para superação das dificuldades. “É um momento de descontração, de fazer amigos, ampliar rede de apoio e abrir espaço para a independência financeira. Todos esses aspectos juntos aumentam a autoestima e a segurança em si mesmo”, conclui.
Para participar do projeto é necessário apenas comparecer ao NAM com um novelo de lã da cor preferida e um par de agulhas (para tricô) e linha e agulha para o crochê. O NAM fica localizado na Rua México, s/nº, ao lado do 12º Batalhão de Polícia Militar do Bairro das Nações. O curso ocorre todas as sextas-feiras a partir das 14h.
____________________
Informações Adicionais:
Núcleo de Atenção à Mulher
(47) 3361-5482
Diretoria de Comunicação
Estagiária de Jornalismo: Beatriz Nunes
Fotos: Arquivo NAM
(47) 3267-7022
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
www.instagram.com/prefeiturabalneariocamboriu
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu
