22.12.2017 - 18:19h
Confraternização marca encerramento das atividades da Secretaria da Pessoa Idosa
Depois de uma certa idade, com o afastamento dos filhos já crescidos ou a morte do cônjuge, é comum para o idoso se sentir sozinho em casa. É por isso que a Secretaria da Pessoa Idosa (SPI) tem várias oficinas e projetos que servem de apoio para quem é da Terceira Idade e se sente sozinho ou procura fazer alguma atividade diferente. Nesta sexta-feira (22) ocorreu o encerramento das atividades de 2017 da Secretaria. A festa contou com pratos trazidos pelos idosos e voluntários, música e dança. As atividades retornam no dia 02 de janeiro.
Desde o início do ano a Secretaria da Pessoa Idosa passou por uma reformulação: de 182 idosos até o final do ano passado, o local passou a ter mais de 3 mil alunos neste ano, tudo isso graças às 82 oficinas criadas de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), que prega o princípio do envelhecimento ativo. Os idosos têm a oportunidade de integrar-se socialmente, conhecer novos lugares, pessoas, ter acompanhamento médico e psicológico e desenvolver atividades que contribuem para a evolução da mente e do corpo, como aulas de dança e alfabetização para quem não teve a oportunidade de aprender a ler e escrever.
Até a vida amorosa na Terceira Idade pode se aflorar na SPI, como é o caso de dona Selma Áurea Tavares, de 63 anos, e Nélio Pereira Marques, de 67. Os dois se conheceram durante as oficinas de jogos, se apaixonaram e hoje moram juntos. Selma é viúva e Nélio, divorciado. Dentro da secretaria, além de darem uma nova chance ao amor, tiveram a oportunidade de se divertirem e passarem o tempo. “Aqui é uma segunda família, porque as pessoas muitas vezes não têm as famílias por perto, então a gente tem uma família aqui, onde conversamos, trocamos ideias e rimos”, diz Selma.
Seu Edson da Cunha Botelho, de 71 anos, também aprova as atividades realizadas dentro da SPI. “A medida que a gente vai se conhecendo e compartilhando uns com os outros, e se integrando em várias oficinas, é uma dádiva. Hoje nem televisão vejo mais”, contou. Há mais de um ano, Edson participa todos os dias das oficinas, além de já ter usufruído de auxílio da secretaria quando quebrou as duas pernas. “Rebebi todo o apoio deles, sem usar recurso nenhum.”
As oficinas são dos mais diversos tipos, desde línguas estrangeiras (inglês, espanhol, francês, italiano e alemão), até atividades físicas das mais variadas, como pilates e o surf, que será implantado em breve. De acordo com a secretária da Pessoa Idosa Cristina Barichello, as oficinas são compostas por quatro fatores. “Somos divididos em quatro eixos: autoestima, educação (esporte e cultura), proteção (programa ABRAÇO) e integração.”
Cristina também fala de como conseguiu tantos resultados positivos para os idosos de Balneário Camboriú. “Não tem como você trabalhar com um idoso se você não dá as condições físicas e emocionais pra ele”. Para participar das oficinas, o idoso deve apresentar um comprovante de residência de Balneário Camboriú e um documento pessoal na SPI. A Secretaria tem sede na Barra, no Bairro dos Municípios, no Centro, e está abrindo mais uma unidade no Bairro das Nações. O horário de funcionamento é das 8h às 19h, de segunda a sexta-feira.
____________________
Informações Adicionais:
Secretaria da Pessoa Idosa
(47) 3261-5300
Diretoria de Comunicação
Estagiária de jornalismo: Beatriz Nunes
Foto: Celso Peixoto
(47) 3267-7022
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
www.instagram.com/prefeiturabalneariocamboriu
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu