08.12.2017 - 17:43h
Mais de 9 mil pessoas participaram do Programa Histórias a Bordo 2017
A leitura é um dos melhores hábitos que uma pessoa pode ter. É pensando nisso que o projeto “Histórias a Bordo” é realizado durante todo o ano, em Balneário Camboriú. Um ônibus, antes utilizado como biblioteca móvel, foi adaptado para que crianças da Rede Municipal de Ensino tenham acesso à contação de história e teatro. O projeto itinerante, que integra as ações do Centro de Atendimento Educacional no Contraturno (CEAC) – Projeto Oficinas, incentivou a leitura a cerca de 9.100 pessoas em 300 apresentações.
Nesta sexta-feira (08) o projeto encerrou as atividades do ano no NEI Novo Tempo. Dentro do ônibus, os professores Fábio Aurélio Castilho e Rubia Urbanski Martins, espalharam o gosto pela leitura através de interação entre os alunos. “Histórias a Bordo é um projeto especial, por ser todo pensado para encantar as crianças, com histórias contadas de uma maneira lúdica e divertida, incentivando a leitura e a própria arte da Contação de Histórias”, diz Fábio.
A professora de educação infantil, Rubia Martins está há apenas pouco mais de um mês participando, mas já pôde sentir um pouco do clima acolhedor do “Histórias a Bordo”. “Sentimos prazer vendo a felicidade deles, de ver eles vindo pra cá”, aponta.
O professor Fábio conta que recebeu um caderno com vários relatos de alunos que participaram das contações. O aluno Vinícius Butko, do CIEP, também escreveu nesse caderno. “Gostei muito deste ônibus da Contação de Histórias, porque ele nos leva para escutarmos histórias, num ambiente gostoso e animador”.
Além dos alunos, os professores também parecem aprovar o projeto, que é um complemento do que é passado em sala de aula. A professora Alessandra da Silva dá aulas há 12 anos e destaca que projetos desse tipo favorecem o ensino. “Todo o projeto que incentiva a leitura tem que ser valorizado, é super bem-vindo. Tudo o que é novidade acaba estimulando os alunos”. E é nessa linha entre aluno/escola que Fábio aponta a principal importância do projeto. “A importância do projeto é o encantamento. Encantar eles para esse mundo da leitura, para esse mundo da imaginação, da contação de histórias, para que eles se divirtam”, conclui.
______________________
Informações Adicionais
Secretaria da Educação
(47) 3367-0129
Diretoria de Comunicação
Estagiária de jornalismo: Beatriz Nunes.
Fotos: Celso Peixoto
(47) 3267-7022
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
www.instagram.com/prefeiturabalneariocamboriu
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu
![](https://www.bc.sc.gov.br/img/icones/ico_down_branco.gif)