17.11.2017 - 16:57h
Hospital Ruth Cardoso é decorado para chamar a atenção sobre a prematuridade
As roupinhas de bebê em um varal na parede chamam a atenção de quem passa pelos corredores do Hospital Municipal Ruth Cardoso (HMRC) de Balneário Camboriú. Durante todo o mês de novembro ele está decorado com as pequeninas roupas, balões e informativos. Tudo feito pela equipe da UTI Neonatal porque nesta sexta-feira (17) é comemorado o Dia Mundial da Prematuridade ou Dia Internacional da Sensibilização para a Prematuridade. A ação tem o intuito de se pensar em estratégias para diminuir a taxa de bebês que nascem prematuros.
A gravidez completa dura entre 37 a 42 semanas. Considera-se prematuridade quando o bebê nasce antes de 37 semanas de gestação. A cada 10 bebês nascidos no Brasil, um é prematuro. Essa e outras informações como orientações, causas do parto prematuro e formas de prevenção estão coladas nas paredes do Hospital em meio às roupinhas de bebê. Em formato de coração estão os agradecimentos das mães, que tiveram seus filhos na UTI além de fotos dos recém-nascidos com capa de guerreiros para evidenciar a luta pela vida.
A pequena Agnes, foi uma das crianças atendidas pelo hospital. A primeira filha do casal Yasmin Barbosa e Bruno da Silva, nasceu de 31 semanas e precisou ficar na neonatal por 67 dias. “Faz pouco mais de um mês que a Agnes ganhou alta. Ela e nós fomos muito bem atendidos pela equipe do Ruth Cardoso, o médico nos tranquilizou bastante e deu tudo certo”, contou o pai.
De acordo com enfermeira Dione Faccin, coordenadora da UTI Neonatal, o papel do setor é dar assistência a todos os bebês nascidos e prestar um cuidado diferenciado aos prematuros, devido ao baixo peso e ao risco de infecções e doenças, sendo elas congênitas ou não. Os cuidados especiais são para todos os bebês que nascem com algum problema de saúde, independente do tamanho e da idade gestacional. “O bebê prematuro extremo, por exemplo precisa de cuidados intensos e específicos para se manter com vida. Os aparelhos de alta complexabilidade que possuímos estão diretamente ligados a sobrevida desses pacientes. Por isso que atualmente nós conseguimos manter e dar suporte de vida a bebês com menos de um quilo e abaixo de 28 semanas”, explicou a enfermeira, destacando que o objetivo do trabalho de toda a equipe é manter a vida dos pequenos pacientes com qualidade e menor sequela possível. “Esperamos que os pais levem seus bebês para casa após eles terem recebido a melhor qualidade de assistência para uma maior qualidade de vida posterior”, finalizou a enfermeira.
Além dos cuidados profissionais, os pais têm um papel fundamental na recuperação e no fortalecimento dos recém-nascidos. Eles têm acesso a UTI Neonatal 24h por dia para auxiliar seus filhos em um momento que eles precisam de muito amor e carinho. A equipe da Neonatal coleciona cartões, mensagens e cartas de agradecimento de pais e familiares que relatam a importância desses cuidados com seus filhos.
Sobre a UTI Neonatal
No período neonatal, que vai até o 28º dia de vida, é demostrado a fragilidade dos bebês sendo propício a haver intercorrências que podem causar sequelas de instabilidade momentânea ou incapacidade futura com dano permanente à saúde do bebê. Por isso a UTI Neonatal do Hospital Municipal Ruth Cardoso conta com uma equipe multiprofissional capacitada que realiza um trabalho especializado no atendimento aos bebês que precisam manter a vida. Médicos, enfermeiros, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, psicólogos e assistentes sociais atuam juntos até o momento da alta, estimulando ainda o aleitamento materno. A UTI Neonatal conta com laboratório, exames de imagens, equipamentos de alta complexabilidade e o uso de medicamentos de alta vigilância.
____________________
Informações Adicionais:
Secretaria de Saúde
Hospital Municipal Ruth Cardoso
(47) 3169-3700
Diretoria de Comunicação
Jornalista: Joilma Nunes
Fotos: Divulgação
(47) 3267-7022
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
www.instagram.com/prefeiturabalneariocamboriu
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu
