08.11.2017 - 15:40h
Professores participam de encontro para socialização de trabalhos
A quarta-feira (08) foi de troca de experiências para professores de História, Geografia e Ensino Religioso da Rede Municipal de Balneário Camboriú. Eles participaram do encerramento dos encontros por disciplinas, no auditório do Centro Educacional Municipal (CEM) Ariribá. Os encontros fazem parte da Formação Continuada dos professores, realizada ao longo do ano com o objetivo de melhorar as práticas de ensino nas escolas por meio da socialização dos trabalhos desenvolvidos.
O professor de Ensino Religioso, Nelmo Batista, que leciona nos CEMs Ariribá e Nova Esperança para alunos do ensino fundamental, relatou sobre o seu trabalho com o tema “Tribos Urbanas”. Ele desenvolveu o assunto com os alunos que debateram em sala de aula a importância de respeitar as crenças e costumes de cada um. “Hoje vivenciamos muitos costumes que tem origem nas subculturas. As vestimentas, por exemplo, como calça rasgada veio da cultura dos punks assim como o uso de miçangas e batas dos hippies. O que passo para os alunos é todos somos iguais como seres humanos e devemos compreender as diferenças dos costumes sem julgamentos”, falou o professor.
Os alunos se caracterizaram de diferentes tribos e fizeram parte da apresentação. “É um trabalho que a gente aprende e se diverte. Podemos viver em uma comunidade de diferentes tribos como roqueiros, esqueitistas, hippies e outros respeitando cada um”, opinou Pâmela Ragauskas, aluna do 8º ano do CEM Ariribá, que representou o grupo de góticos. Alunos do CEM Nova Esperança também estiveram no encontro. Para Fabiana Waldow de Amorim além de respeitar as diferentes culturas o tema trouxe a liberdade de escolha para os alunos. “Agora tenho uma noção melhor de sociedade e sei que podemos escolher sermos diferentes sem preconceitos”, disse a estudante.
Nesse contexto de respeito às diferenças o professor de geografia Thiago Henrique do CEM Vereador Santa, apresentou o seu trabalho sobre o Plano Municipal de Educação de Balneário Camboriú, que objetiva trazer o debate sobre os diferentes grupos sociais para dentro da escola. “A escola é o melhor ambiente para se discutir sobre uma sociedade mais justa, diferente da atual, em que pessoas fora do padrão, do modelo homogênico, tenham mais visibilidade”, explicou o educador. O trabalho do professor Thiago foi selecionado e apresentado do Seminário Internacional - História do Tempo Presente, que ocorreu no mês de outubro na Universidade do Estado de santa Catarina (UDESC), em Florianópolis.
O encontro teve ainda a apresentação da professora de Ensino Religioso, Gilcélia de Oliveira Silva do CAIC, que discursou sobre Ritos Culturais: a importância das máscaras nos rituais africanos como identidade cultural. Teve o discurso da professora Fabiana Lago que relatou sobre as atividades desenvolvidas no CEM Taquaras, do Projeto Municipal de Educação Empreendedora - Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) e ainda o relato da professora de história, Jaqueline Machado, do CEM Ivo Silveira. Ela falou sobre o seu projeto “Legados da Grécia” que proporcionou diversas atividades aos alunos, como a ida da turma do 6º ano a uma exposição da cultura grega no BC Shopping.
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