07.11.2017 - 18:02h
Projetos das Oficinas de Robótica e Artesanato do CEAC participam de Concurso Nacional
Os projetos “O uso de eletrônicos obsoleto” da Oficina de Robótica Educacional, uma proposta interdisciplinar e o "Mind Maker" uma parceria da Oficina de Arte e Robótica, do Centro Educacional de Atendimento no Contraturno (CEAC) - Projeto Oficinas de Balneário Camboriú, estão participando do Prêmio Nacional Ana Moreira de Educação Transformadora. Os projetos foram selecionados e estão na segunda etapa do concurso, onde serão escolhidos os mais votados para a fase final. O Concurso fará parte do Seminário Estadual Concate que acontecerá nos dias 18 e 19 de novembro, em Itajaí, com o tema “A transformação começa na escola”.
No projeto “O uso de eletrônicos obsoleto” da Oficina de Robótica Educacional comandado pela professora Elaine Astorga, os alunos do CEAC utilizam lixo eletrônico como peças de impressora, computadores, controle remoto entre outros materiais inutilizados para aprender na prática, de forma divertida, conteúdos de física, matemática, ciências, arte e programação. Ao longo do ano foi realizado uma campanha com a comunidade e foram recolhidos 1,5 toneladas de lixo eletrônico utilizado nas oficinas conforme a necessidade de cada projeto. Dispositivos como leds, motores e resistores foram testados e reutilizados tendo como resultados a confecção de réplicas em miniaturas de pontos turísticos da cidade como o Teleférico e o Cristo Luz, que se destaca por ter uma programação automatizada, sendo fiel ao original. Foram feitos ainda nas oficinas o mouse robô, semáforo, carrinhos elétricos e pinheiro de Natal.
O outro projeto do CEAC, "Mind Maker", participante do Prêmio Ana Moreira de Educação surgiu de uma parceria da Oficina de Artesanato e Robótica. Com o auxílio das professoras Suzane Concatto e Elaine Astorga os alunos reutilizaram eletrônicos sucateados para o aprendizado prático e interdisciplinar. Eles decidiram produzir uma maquete do primeiro elevador urbano do mundo: Elevador Lacerda em Salvador, Bahia. A parceria dividiu as tarefas, onde a robótica contribuiu com a parte estrutural, mecânica e elétrica. O artesanato fez toda a parte estrutural estética do entorno do elevador, a praça Visconde de Cayru e a Praça Tomé de Sousa. Nesse contexto, os alunos fizeram pesquisas de história, geografia, matemática, elétrica e mecânica.
De acordo com a Diretora do CEAC, Márcia Sartori, o grande diferencial das oficinas é que além do lixo eletrônico também é reutilizado outros materiais como sucatas. “O Mundo caminha para a tecnologia. E poder reaproveitar de forma sustentável todos estes materiais é uma preocupação desse governo para melhorar a educação e contribuir para termos um mundo mais limpo e saudável. Participar de um congresso como o Concate, nos dá credibilidade e reconhecimento da importância do nosso trabalho”, falou a diretora.
A votação encerra no dia 10 de novembro. Os 10 projetos mais votados passarão para a próxima etapa da premiação e serão analisados por uma banca avaliadora, compostas por doutores da Educação. Para votar nos projetos basta acessar o link http://concate.com.br/votar2/index.php e escolher o projeto número 13 para o projeto “O uso de eletrônicos obsoleto” da Oficina de Robótica Educacional e o número 17 para o projeto "Mind Maker" da Oficina de de Artesanato e Robótica.
____________________
Informações Adicionais:
Secretaria de Educação
Projeto Oficinas
(47) 3264 -7154
Diretoria de Comunicação
Jornalista: Joilma Nunes
Fotos: Louise Lamin Arquivo PMBC
(47) 3267-7197
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
instagram.com/prefeiturabalneariocamboriu
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu
