27.10.2017 - 16:04h
Professores e alunos da Rede Municipal terão aula sobre educação financeira
A Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria de Educação e da Diretoria de Assistência à Juventude, firmaram nesta sexta-feira (27) parceria com o Núcleo de Empreendedorismo e Inovação da Univali. Professores e alunos do 9º ano da Rede Municipal de Ensino irão participar do projeto “Finanças pessoais para gerir Novos Negócios”, que ministrará diversas oficinas, até 2018, para formar professores multiplicadores e alunos empreendedores.
O projeto é uma iniciativa do Mestrado e Doutorado de Administração da UNIVALI, Campus de Biguaçu, e do Curso de Graduação em Ciências Contábeis, Campus de Itajaí, em parceria com a Prefeitura de Balneário de Camboriú. A meta é ensinar os participantes sobre a importância de separar as finanças pessoais do caixa das empresas e ensinar a gerir os novos negócios. “A ideia principal é dar um treinamento aos professores e construir com eles próprios na realidade que eles conheçam mais de perto, para poder adequar o conhecimento sobre finanças pessoais com os alunos da Rede Municipal”, contou o coordenador do projeto, Miguel Angel Verdinelli, do Mestrado e Doutorado de Administração.
Os ensinamentos são com base em pesquisa que aponta que a má gestão das finanças é o principal causa do fechamento das pequenas empresas. “Na medida que uma criança ou adolescente consegue gerir a sua própria finança, quando adulto não terá esse problema”, finalizou Miguel. Durante as oficinas serão repassadas noções de contabilidade, como usar tabelas de Excel para auxiliar na gestão dos negócios, o que é planejamento e oficinas para identificar novos negócios e as possibilidades oferecidas aos empreendedores como Coworking, pré-incubadora, aceleradoras e Startup. O primeiro encontro já aconteceu nesta sexta-feira e reuniu 25 professores educadores e 25 alunos do CAIC. A oficina foi ministrada pela professora do curso de graduação de Ciências Contábeis, Suzete Antonieta Lizoneti.
A estudante Bruna de Liz, que quer abrir algum negócio no ramo gastronômico, acha importante essa formação. “Vou aprender a administrar meu dinheiro e também vou poder dar dicas para a minha mãe, que já trabalha em um pequeno negócio de alimentação”, contou. A amiga, Geovanna Alvarenga, quer ser engenheira, mas também se interessou pela oficina. “Sempre bom aprender a ter noção do nosso dinheiro, de como gastar e como investir”, falou. Para o professor de Educação Física, Anderson Silva, educação financeira é boa em todas as áreas. “Com certeza vou poder ajudar meus alunos, orientando sobre como cuidarem de suas finanças”, disse.
Neste ano o Município aderiu ao Programa Educação Empreendedora do SEBRAE/SC, que irá estimular o espírito empreendedor nos estudantes. A parceria com o Núcleo de Empreendedorismo da Univali vai ensinar a parte de gestão financeira, tão importante quanto ter uma ideia empreendedora.
“Incentivar o empreendedorismo é uma meta do governo e nós enquanto educação temos papel importante nesta formação, pois o estudante que estiver aprendendo matemática poderá aprender sobre gestão financeira, que vai ajudar na sua vida independente dele se tornar um empreendedor ou não”, falou a secretária-adjunta, Marilene Cardoso. “A escola precisa sempre estar muito atenta às questões que a sociedade pedem que sejam trabalhadas. E estatística comprovam o quanto a sociedade está desorganizada com relação a organização financeira em sua vida. Então um projeto que traga as bases de fundamentação de como uma pessoa pode se organizar financeiramente e como otimizar o seu dinheiro é de extrema contribuição”, complementou a diretora do Departamento de Ensino Fundamental, Nilzete Teixeira.
“A parceria no setor público é indispensável, então nós trabalhamos com o jovem de maneira transversal. E aqui nessa parceria, além de seguir a meta do prefeito Fabrício Oliveira de estimular e valorizar o empreendedorismo, vem todo esse corpo de professores de mestrado e doutorado para auxiliar os alunos nas finanças pessoais, que faz com que eles tenham desde já um cuidado com o seu orçamento familiar e no caso de empreender não conflite essas finanças”, finalizou o diretor do Departamento de Assistência à Juventude (DEAJ), Douglas Aguirre.
____________________
Informações Adicionais:
Secretaria de Educação
(47) 3363-7144
Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social
Departamento de Assistência à Juventude
(47) 3363-2745
Diretoria de Comunicação
Jornalista: Soraya Bogarim
Fotos: Soraya Bogarim
(47) 3267-7022
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
instagram.com/prefeiturabalneariocamboriu
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu